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Ação educativa sobre câncer de mama movimenta cinco capitais do País em outubro

Estações de metrô, terminais de trem e centenas de táxis vão levar mais informação sobre a doença para a população

Ingerir bebida alcoólica aumenta o risco de câncer de mama? Se o diagnóstico é precoce, a doença não progride para outras partes do corpo? Essas e outras dúvidas ainda são comuns no País, mesmo com o avanço das discussões sobre o câncer de mama nos últimos anos. Por isso, pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Oncoguia e a Pfizer estabeleceram uma parceria para levar informação de qualidade à população durante o Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização sobre a enfermidade.

Batizada de SAÚDE SEM MISTÉRIO – 10 MITOS SOBRE O CÂNCER DE MAMA, a iniciativa vai mobilizar estações de metrô, terminais de trens e outros locais movimentados de cinco capitais brasileiras:  São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre. Além disso, na capital paulistana, mais de 800 táxis vão participar da iniciativa, que também vai contar com a adesão voluntária de celebridades-surpresa, como motoristas ou passageiras. Assim, durante todo o mês de outubro, o paulistano que utilizar os carros da campanha terá a chance de encontrar alguma personalidade ao volante.

A ideia é que os passageiros, tanto nas plataformas de transporte público quanto nos táxis, possam testar seus conhecimentos sobre a doença por meio de um quiz interativo composto por dez questões relacionadas ao câncer de mama. Nos carros, esse teste estará disponível em uma tela touch screen instalada na face posterior do banco dianteiro, de frente para o passageiro. 

Nas plataformas de transporte público, o quiz estará em uma tela touch screen acoplada a uma promotora, ou touchwoman, que vai caminhar pelos locais e interagir com o público, convidando a população a saber mais sobre o câncer de mama. Todos os participantes da inciativa, tanto nos carros como nos terminais, receberão um folheto educativo com explicações sobre os 10 principais mitos associados à doença.

Percurso

São Paulo será a primeira capital do País a receber o touchwoman. O dispositivo vai circular pela Estação Sé no dia 3 de outubro, das 10h às 16h, e estará na Estação Paraíso no dia seguinte, no mesmo horário. Na segunda semana do mês, a iniciativa desembarcará no metrô de Belo Horizonte (Minas Gerais), para ações nos dias 9 e 10, também das 10h às 16h, nas estações Central e Vilarinho, respectivamente. Ao longo das outras semanas de outubro a campanha se estenderá para os trens da capital do Rio de Janeiro e para os terminais em Brasília, no Distrito Federal. Também estão previstas iniciativas em locais com grande fluxo de pessoas em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Resultados

Os metrôs de São Paulo receberam o quiz móvel sobre câncer de mama promovido pela parceria entre Pfizer e Oncoguia já em 2016, pela primeira vez, também durante o Outubro Rosa. Na ocasião, 270 entrevistados responderam às questões e os resultados desses testes reforçaram a necessidade de continuar a levar mais informações sobre a doença para a população.  Apenas 4% das paulistanas que participaram do quiz no ano passado reconheceram, por exemplo, que a mamografia é um dos principais exames para identificar precocemente o câncer de mama.

Campanha global

A ação educativa SAÚDE SEM MISTÉRIO – 10 MITOS SOBRE O CÂNCER DE MAMA faz parte da campanha global Cada Minuto Conta, uma iniciativa desenvolvida pela Pfizer em parceria com a União Latino-americana Contra o Câncer da Mulher (Ulaccam), com o objetivo de aumentar o conhecimento público sobre a doença, esclarecer mitos e expandir as discussões sobre o tema com toda a sociedade. 

“Durante o Outubro Rosa todas as atenções se voltam para o câncer de mama, momento ideal para aprofundar as discussões a respeito da doença no Brasil. É preciso iniciar uma nova fase no movimento contra o câncer de mama, fomentando um espaço em que todas as pessoas que vivem com a doença, seja na fase inicial ou na metastática, possam ser igualmente acolhidas”, afirma o diretor médico da Pfizer, Eurico Correia.

O diagnóstico precoce é importante para reduzir o risco de metástase em mulheres com câncer de mama, mas até 30% das pacientes evoluem com progressão da doença e aparecimento de metástases mesmo que a enfermidade seja detectada precocemente1. “Se no passado as perspectivas eram limitadas para essa paciente, hoje já existem medicamentos que podem controlar a doença por vários anos, mesmo quando ela é diagnosticada em um estágio avançado. Os eventos adversos também são mais brandos, preservando a qualidade de vida da paciente”, completa Correia.

A doença

O câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres, tanto no Brasil como no mundo, respondendo por 22% dos novos casos de câncer no País a cada ano, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Em países em desenvolvimento como o Brasil, um maior número de pacientes recebe o diagnóstico da doença em uma fase já avançada. Os dados mais atualizados do INCA sobre esse problema são de 2013, quando 14.388 pessoas morreram no País por causa da doença. Na América Latina, a cada ano, são diagnosticados 150 mil novos casos de câncer de mama metastático, dos quais mais de 40 mil evoluem para o óbito2

 

Referências:

1. O’Shaughnessy J. Extending survival with chemotherapy in metastatic breast cancer. The Oncologist.  2005;10:20-29. Accessed September 21, 2015
2. Ferlay J, et al. GLOBOCAN 2012 v1.0 , Cancer Incidence and Mortality Worldwide: IARC Cancerbase No. 11 (Internet). 2013. Lyon, France, International Agency for Reseach on Cancer. http://globocan.iarc.f

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