Skip directly to content

Outubro Rosa: celebridades pegam carona com a campanha SAÚDE SEM MISTÉRIO

A campanha SAÚDE SEM MISTÉRIO - 10 MITOS SOBRE O CÂNCER DE MAMA, que está mobilizando centenas de pessoas em várias capitais brasileiras neste Outubro Rosa, conquistou o apoio de um time de estrelas. A cantora Elba Ramalho, que já enfrentou o câncer de mama, bem como as ex-atletas Hortênsia e Magic Paula e várias atrizes estão entre as personalidades que aderiram à causa voluntariamente.

Ao longo deste mês, a campanha tem ajudado a levar informações de qualidade sobre a doença para locais com acentuada circulação de pessoas, como terminais de metrô, trens, ônibus e parque. A ideia é conscientizar a população de que, neste outubro, é preciso ir além de vestir rosa e espalhar conhecimento pelo País, como forma de auxiliar efetivamente no combate à doença.

Realizada pela Pfizer em parceria com o Instituto Oncoguia, uma das principais ONGs de apoio aos pacientes oncológicos do País, a ação já passou por São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ). O próximo destino será Porto Alegre (RS), nos dias 21 e 22 de outubro.  Essas são algumas das cidades brasileiras que apresentam as maiores taxas de incidência da doença no País.

A ideia é que os passageiros dos diferentes terminais possam testar seus conhecimentos sobre a doença por meio de um quiz interativo composto por dez questões relacionadas ao câncer de mama. Dinâmico e rápido, o teste aparece em uma tela touch acoplada a uma promotora, ou touchwoman, que caminha pelas estações para interagir com o público, convidando a população a saber mais sobre o tumor. O câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres, tanto no Brasil como no mundo, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Em São Paulo, a campanha SAÚDE SEM MISTÉRIO – 10 MITOS SOBRE O CÂNCER DE MAMA foi além dos terminais.  Considerando a importância crescente dos aplicativos de táxi para a mobilidade na cidade, foi estabelecida uma parceria com uma frota de mais de 800 veículos.  Esses carros contam com uma tela touch que traz o mesmo quiz utilizado nas plataformas de transporte público. São perguntas simples, totalmente ligadas ao dia a dia dos passageiros. Por exemplo: ingerir bebida alcoólica aumenta o risco de câncer de mama? Quem está acima do peso está mais suscetível à doença?

A experiência de aproveitar o tempo no trânsito para aprender mais sobre a doença foi a forma que a cantora Elba Ramalho escolheu para apoiar a causa.  Em sua passagem por São Paulo, ela pegou carona com um dos táxis da campanha para testar seus conhecimentos. E já compartilhou o resultado em suas redes sociais (http://bit.ly/2gOBRvA). As ex-atletas Paula e Hortênsia (http://bit.ly/2xOKZ96) também vivenciaram esse momento e têm convidado seus seguidores a conhecer melhor a iniciativa. Até o fim do mês, outras personalidades, como a atriz Cláudia Raia, vão gravar seus depoimentos de apoio à causa. 

Assunto relacionado: 
Year: