Skip directly to content

Lancheira saudável ajuda a ensinar bons hábitos alimentares

Refrigerantes, biscoitos recheados, salgadinhos e frituras são os preferidos da criançada e acabam sendo opções para lá de práticas na hora de montar o lanche da escola. Mas como são alimentos ricos em gorduras, sódio (sais) e açúcares, os pais devem ficar atentos para evitar os maus hábitos alimentares desde cedo.

 

Isto porque as pessoas comem por vários motivos, como fome, prazer e costume. E com as crianças não é diferente. Dar o exemplo em casa é fundamental, estimulando os filhos a terem refeições completas no lugar dos lanches. “Além de criar o hábito, a proposta fica no inconsciente das crianças”, revela Wilmar Accursio, endocrinologista e nutrólogo.

 

Alimentos industrializados em geral são mais saborosos e vêm associados a intensas campanhas de mídia. “Apesar de os pais tentarem controlar o consumo, acabam se tornando mais atrativos, afinal para o ser humano o proibido atrai”, destaca Accursio. 
A escola também pode colaborar ao reforçar a ideia do “comer saudável”, mas não adianta esperar que o colégio faça tudo sozinho. Muitos deles até oferecem sugestões de cardápio, nem sempre muito aceitas ou seguidas pelos próprios pais.

 

Crianças e adolescentes respondem muito mais ao grupo do que aos pais quando estão por conta própria. Apesar disso, os pais devem orientar sempre. “Eu acredito no ditado ‘água mole em pedra dura tanto bate até que fura’. Para uma grande parte das crianças surte efeito, outra fica por conta da individualidade de cada um. E isso vale para tudo, não só para comida”, aconselha o endocrinologista.

 

Cardápio saudável na lancheira

 

Além de salgadinhos e frituras, sucos artificiais, maionese, ketchup, balas, pirulitos, chicletes e chocolates devem ser evitados na lancheira. O nutrólogo Wilmar Accursio sugere associar os três principais grupos de alimentos e escolher um item de cada:

 

Grupo A
1. Sanduíche de pão francês com queijo prato ou fresco;
2. Sanduíche de pão integral com Blanchet de peru;
3. 3 bolachas integrais doces ou salgadas sem nenhum recheio ou cobertura.


 
Grupo B
1. Iogurte light;
2. Achocolatado light;
3. Suco natural de frutas;
4. Água de coco.


 
Grupo C
1. Banana;
2. Maçã;
3. Pêssego;
4. 1 barra de cereal.

 

Vale lembrar que é indicado fazer a lancheira próximo da hora de ir para escola e guardá-la sempre em local que não bata sol e não seja abafado, para não estragar os alimentos.