Skip directly to content

HPB – Hiperplasia Prostática Benigna

Problemas urinários. O que isto significa?

Existem muitas causas de problemas urinários, e uma delas é a HPB.

HPB é a sigla para hiperplasia prostática benigna, um nome complicado para um problema urinário comum que afeta os homens, especialmente aqueles acima de 50 anos. A HPB causa um desconforto e uma piora da qualidade de vida de milhões de homens no mundo todo. Um outro nome para a HPB é "aumento prostático benigno", e isto é exatamente o que acontece na HPB. A glândula prostática que circunda a uretra (um tubo através do pênis por onde o homem urina) começa a crescer, comprimindo a uretra.

Isto causa dificuldade de urinar e outras complicações se não se tratar. Felizmente existem tratamentos eficientes para a HPB, inclusive tratamentos não-cirúrgicos. "Benigna" significa "não-cancerosa", e a doença HPB não tem nada a ver com câncer, e nem predispõe a ter câncer. A hiperplasia de próstata é o tumor não-canceroso (benigno) mais comum no homem. Por outro lado, um homem pode ter hpb e câncer de próstata ao mesmo tempo, portanto é sempre importante descartar esta última.

Por que isto acontece comigo?

A causa exata da HPB não é conhecida, mas os pesquisadores acreditam que é causada em parte por alterações hormonais que acontecem quando o homem envelhece. A HPB é incomum em homens abaixo de 40 anos, mas aparece com freqüência cada vez maior com a idade. É uma doença comum que afeta aproximadamente 50% dos homens entre 51 e 60 anos. Na idade de 80 anos, 80% dos homens têm esta doença.

O que está acontecendo comigo?

A próstata é uma glândula (normalmente do tamanho de uma castanha) que está localizada logo abaixo da bexiga no sistema reprodutivo masculino. A próstata envolve uma porção da uretra, que é o canal que carrega a urina da bexiga, através do pênis, para fora. A principal função da próstata é adicionar fluídos ao sêmen, o líquido eliminado na ejaculação.

A HPB se desenvolve quando as células da próstata crescem, aumentando o volume da glândula. Este aumento acontece lenta e gradualmente. A maioria dos homens não sabe que tem hpb até que a próstata tenha crescido o suficiente para causar sintomas, que raramente aparecem antes dos 50 anos.

O primeiro sintoma de HPB que a maioria dos homens percebem é a alteração do fluxo urinário. Uma razão para isto é que quando a próstata começa a aumentar, ela comprime a uretra, tornando-a mais estreita e fina e reduzindo o jato urinário. A próstata contém tecido muscular liso, que pode se contrair involuntariamente e comprimir a uretra. A HPB também pode causar alterações na parede muscular da bexiga. 

Possíveis complicações da HPB não tratada

Uma complicação freqüente da HPB é a infecção urinária, que pode acontecer quando não se consegue esvaziar completamente a bexiga, pois as bactérias podem crescer na urina residual. Se não tratada, a hpb também pode acarretar um dano sério ao sistema urinário do homem. A bexiga pode se tornar extremamente distendida, e o músculo da bexiga pode perder seu poder de contração. Nos casos graves até mesmo os rins podem ser afetados. Felizmente a maioria destas complicações pode ser evitada com o diagnóstico precoce e com o tratamento adequado.

Referências

Desenvolvido por Steven Kaplan, MD

Diretor do prostate center - Columbia Presbyterian Medical Center, New York, NY EUA.

 

 

As informações sobre saúde contidas neste site são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre médicos e pacientes. O diagnóstico de qualquer doença só pode ser realizado por um profissional de saúde. Somente o profissional de saúde pode ajudá-lo a decidir pela melhor opção de tratamento.

Em caso de dúvidas, favor contatar o Fale Pfizer através do telefone 0800-16-7575 (de segunda a sexta-feira das 8h00 às 20h00). 

"Não tome nenhum medicamento sem o conhecimento de seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde".

Todas as informações contidas neste site são destinadas ao público brasileiro.