Skip directly to content

Aplicativos aliados da saúde para dispositivos móveis

Existem milhares de aplicativos que prometem ajudar a saúde e que estão disponíveis para todas as plataformas móveis. Eles abrangem de fitness ao monitoramento e controle das mais diversas patologias. Se bem utilizados, os APPs são ferramentas didáticas que podem trazer benefícios para pacientes e médicos.

Nos Estados Unidos, a FDA, a agência que regulamenta alimentos e medicamentos no país, controla boa parte dos aplicativos para saúde. No Brasil, entretanto, ainda não há uma discussão a respeito. Mas muitos médicos já estão apresentando prescrições eletrônicas aos seus pacientes quando sugerem o uso de um aplicativo para complementar o tratamento.

Segundo o médico Raphael Gordilho, cofundador de um site que reúne aplicativos para saúde e bem estar testados e aprovados por profissionais de saúde, já existem no Brasil APPs para monitorar o paciente, otimizar o seu tratamento e muitos outros.

O especialista destaca que eles vão desde epilepsia, hipertensão e diabetes até o controle de peso. Há, inclusive, aplicativos que monitoram diversas patologias ao mesmo tempo. Entretanto, ele diz que essas ferramentas não devem substituir jamais a relação entre o médico e o paciente, mas sim auxiliar no tratamento.

De acordo com Raphael, quando o paciente monitora diariamente sua patologia em um gráfico e envia para o seu médico, isso é algo bem diferente, que nunca houve antes. O médico nunca conseguiu estar tão presente na casa de um paciente como hoje, e isso se deve principalmente à penetração dos smartphones no Brasil, que só aumenta.

Mas antes de baixar aplicativos para controlar a saúde, é importante lembrar que a premissa da relação entre o médico e o paciente não deve ser eliminada, pois os APPs, se usados de modo isolado do acompanhamento profissional, não trazem benefício algum. É preciso também observar as referências que os aplicativos trazem, se são baseados em estudos ou desenvolvidos por instituições confiáveis.

Conheça alguns aplicativos que ajudam a cuidar da saúde

Pillboxie – embora seja em inglês, é ideal para lembrar o usuário que precisa tomar remédios em horários determinados. É possível configurar quais os medicamentos são tomados com o formato exato dos comprimidos para ajudar na visualização.

Próxima Consulta – é um APP para agendamento online de consultas médicas, com interface divida em duas áreas, uma para o paciente e outra para o médico. O médico pode consultar sua agenda do dia e o paciente pode consultar os profissionais e até marcar as consultas.

Socorro – o aplicativo é para ser utilizado em casos de emergência de saúde. Ele armazena todos os dados do usuário sobre suas doenças, alergias, medicamentos, pessoas para contato e planos de saúde.

Diário Cefaleia – desenvolvido para que os usuários possam criar e enviar relatórios sobre suas dores de cabeça para seu médico. É possível cadastrar as ocorrências com dia, hora, local da cabeça onde dói, intensidade da dor e o fator que a desencadeou.

Medida Certa – aplicativo que ensina receitas saudáveis e exercícios físicos importantes para o usuário. Ele cria treinamentos personalizados para alcançar seus objetivos, acompanhar sua evolução, inserir dados e receber alertas da importância de se alimentar bem, além de oferecer calculadora de percentual de gordura e gasto calórico de diversos exercícios.

Cardiograph – o aplicativo mede a frequência cardíaca com o auxílio da câmera ou com a luz do flash de LED. Os resultados podem ser salvos para comparações futuras. Ele exibe na tela cada batida do coração e há como manter histórico cardíaco inclusive dos amigos.


Outras fontes:

http://info.abril.com.br/noticias/blogs/download-da-hora/iphone/7-apps-para-cuidar-da-saude-com-o-smartphone/
Visitado em 18/06/2014

http://blogs.estadao.com.br/daniel-gonzales/dez-dicas-de-apps-sobre-saude-para-android-ios-e-windows-phone/
Visitado em 18/06/2014