Skip directly to content

Benefícios do parto normal para a saúde da mulher

O parto normal é aquele em que o bebê nasce por via vaginal, sem nenhuma intervenção cirúrgica. Esse tipo de parto é benéfico, pois pode diminuir os riscos tanto para a saúde da mãe quanto do bebê em gestações de baixo risco, além de ser recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Apesar dos benefícios do parto normal, o Brasil lidera o ranking dos países da América Latina em cesarianas. De acordo com o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), nos hospitais privados, cerca de 85% das mulheres fazem parto cirúrgico. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que, no máximo, 15% dos partos sejam cesarianas.

Existem também os partos natural e humanizado, que são vertentes do parto normal.

Parto natural: é aquele em que não há nenhuma intervenção médica e pode ser realizado em casa, em uma casa de parto ou no hospital, e contará com um médico somente se for necessário.

Parto humanizado: é feito no ambiente hospitalar, com a presença de um médico, em meio a pouca luz e silêncio, e conta com a participação do pai para acalmar e acompanhar a gestante na hora do parto.

Conheça os principais benefícios do parto normal:

Benefícios para a gestante:

  • Há possibilidade para aliviar a dor durante o trabalho de parto e na hora do parto: massagens, banhos no chuveiro, música, entre outras técnicas de relaxamento ajudam a futura mamãe a ficar mais tranquila, pois dessa forma, a mulher ficará mais segura e sentirá menos dor.
  • Alimentação livre: no parto normal, não existe a necessidade de suspender a alimentação da mulher. A alimentação deve ser oferecida de uma maneira natural, com alimentos leves e saudáveis e que ofereçam energia.
  • Menor exposição aos riscos de uma cirurgia: diminui a chance de infecção e efeitos colaterais do anestésico e dos medicamentos utilizados.
  • Liberdade para a posição de parto e para caminhar: durante o trabalho de parto e na hora do parto, a mulher tem a liberdade para escolher qual posição fica mais confortável para ela. Dessa forma, há menos dor e menos necessidade de realização de cortes na vagina. Já as caminhadas, que também são estimuladas nesse momento, junto a um acompanhante escolhido pela própria mulher, auxiliam e tornam mais rápido e fácil o trabalho de parto.
  • Melhor adaptação ao pós-parto: diferentemente da cesárea, no parto normal a mulher não terá nenhuma ferida pós-operatória, nem sentirá dor decorrente de cirurgia, ou dificuldade para se movimentar, até mesmo para cuidar do bebê.

 Benefícios para o bebê:

  • Menor risco de doenças respiratórias e de broncoaspiração, que é quando há a passagem das secreções do parto para o pulmão do bebê.
  • Menos intervenções feitas junto ao bebê, como por exemplo, aspiração com sonda, da boca, nariz e traqueia, e também diminuição dos riscos relacionados a cirurgias.
  • No parto normal, a amamentação pode acontecer logo após o nascimento.. O leite materno, nesses casos, não sofre as ações dos agentes anestésicos e dos medicamentos utilizados no pós-operatório  da mãe. Outro benefício da amamentação é que ela auxilia no fornecimento de anticorpos e hidratação, proporcionando menores riscos de hipoglicemia, diarreias e desidratação ao bebê.

Sabia que existem aplicativos para gestantes?

Alguns aplicativos ajudam a futura mamãe a escolher livros sobre a gestação, saber quais exercícios podem ser feitos durante a gravidez e até mesmo auxiliar na escolha do nome do seu bebê. Veja algumas opções para baixar no celular:

Contration Master: esse aplicativo é ideal para as mulheres que escolheram o parto normal. O aplicativo mostra à gestante quando começam as contrações e quanto tempo duram, deixando-a mais calma e preparada para o momento de dar à luz. Para baixar, clique aqui: http://contractionmaster.com/iphoneapp/

Estou Grávida: oferece dicas de alimentação para as gestantes, acompanhamento diário de humor, sugestão de nomes para bebês e muito mais. Para baixar, clique aqui: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.kolesnik.pregnancy&hl=pt_BR

Calculadora da minha gravidez: é um aplicativo para medir o tempo da gestação. Mostra se a futura mamãe está no primeiro, segundo ou terceiro trimestre da gestação e ainda indica quanto tempo falta para o neném nascer, mostrando possíveis dias, horas, minutos e até segundos. Para baixar, clique aqui: https://itunes.apple.com/br/app/calculadora-da-minha-gravidez/id636470555?mt=8


Referências

Biblioteca Virtual de Saúde – Ministério da Saúde
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/10006002527.pdf

Conselho Regional de Enfermagem (COREN)
http://inter.coren-sp.gov.br/sites/default/files/parto_natural.pdf

Ambulatório Médico do Governo de São Paulo (AME)
http://www.amelimeira.unicamp.br/artigos/parto_normal_mais_seguranca_para_a_mae_e_o_bebe.html

Dr. Drauzio Varella
http://drauziovarella.com.br/mulher-2/tipos-de-parto-qual-o-mais-adequado-para-voce-e-seu-bebe/