Skip directly to content

A depressão no ambiente de trabalho

A depressão é uma das principais causas de incapacidade no trabalho. Embora um aspecto importante da recuperação da doença seja continuar a participar das atividades diárias normais tanto quanto possível, condições de estresse e ansiedade nesse ambiente podem influenciar de forma negativa o quadro depressivo, tais como:

  • Discriminação ou assédio no emprego; relacionamento hostil entre chefes e funcionários;
  • Trabalho com muitas demandas e pressão, que estimula a competitividade ou que atrapalha a vida pessoal;
  • Insegurança no cargo prejudica o desempenho, especialmente durante tempos econômicos difíceis.

Como lidar com a depressão no trabalho

A depressão pode causar lentidão, dificuldade de concentração e de memória. Mas, como as doenças psiquiátricas ainda são um tabu em alguns ambientes profissionais, muitos funcionários preferem esconder o problema por medo da incompreensão dos chefes e colegas. De fato, muitas empresas ainda não reconhecem a gravidade do distúrbio e tendem a enxergá-lo como uma tristeza passageira ou mesmo falta de interesse.

Se você tem depressão, é primordial estar sob tratamento adequado. Além disso, se você está trabalhando, considere adotar as seguintes estratégias para facilitar seu desempenho:

Coloque sua saúde em primeiro lugar - mesmo em dias atribulados, seu bem-estar não deve estar em segundo plano. Tente fazer pausas para caminhar por alguns minutos. Saiba reconhecer os sintomas do seu problema e como lidar com eles se aparecerem durante o expediente.

Não se cobre demais - saiba reconhecer seus próprios progressos e limitações e lembre-se que problemas são inevitáveis em qualquer emprego. Nos dias em que o trabalho pesar, tente focar nos aspectos positivos da sua função. Mais do que as razões financeiras, trabalhar é importante para sua autoestima.

Defina metas - organizar bem sua agenda profissional é fundamental, assumindo compromissos com prazos possíveis. Faça listas do que você precisa priorizar e mantenha sua mesa e arquivos organizados.

Peça ajuda - é sua decisão contar ao seu empregador sobre a depressão. Mas, se você se sentir sobrecarregado, peça ajuda a um colega ou converse com seu supervisor.


Conteúdo relacionado no site

  • É preciso estar alerta à depressão

http://pfizer.com.br/noticias/Eh-preciso-estar-alerta-a-depressao
 

  • Depressão é doença e precisa de tratamento adequado

http://pfizer.com.br/content/depress%C3%A3o-%C3%A9-doen%C3%A7a-e-precisa-de-tratamento-adequado

 

Referências

http://www.depressioncenter.org/work/information-for-employers/work-related-stressors/
http://www.depressiontoolkit.org/takecare/coping_at_work.asp
http://www.adaa.org/managing-stress-anxiety-in-workplace/anxiety-disorders-in-workplace