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Exercícios físicos podem aliviar a dor de pessoas com artrite reumatoide

Os exercícios físicos são importantes não só para a sua saúde geral, mas também são uma maneira de fortalecer seus ossos e articulações, melhorar os seus movimentos e aliviar a dor. Mesmo um treino moderado pode diminuir os sintomas da artrite reumatoide. Mas, dependendo do tipo de exercício que você fizer, os benefícios podem ser bem diferentes.

O importante é não ficar parado. Mas, antes de começar, é fundamental consultar seu médico para ele orientar sobre a quantidade e os tipos de atividade certas para você. Um bom programa inclui os seguintes tipos de exercícios:

Exercícios aeróbicos - são especialmente importantes para quem tem artrite reumatoide, pois já existe uma propensão para desenvolver doenças cardíacas. Ao escolher atividades aeróbicas, prefira as de baixo impacto, como natação, andar de bicicleta e caminhar.

Exercícios de força - esses exercícios ajudam a fortalecer os músculos, reduzindo a pressão nas articulações. Você deve fazer esse tipo de atividade pelo menos duas vezes por semana. Por exemplo: levantar pesos e fazer flexões.

Alongamento e exercícios de flexibilidade - atividades que alongam e fortalecem os músculos em torno das articulações, tais como alongamento, tai chi chuan e yoga, são especialmente importantes para pessoas com atrite reumatoide.

Exercícios de equilíbrio - a artrite reumatoide pode causar problemas de equilíbrio, o que pode aumentar a quantidade de tropeções e quedas. Um fisioterapeuta pode recomendar exercícios individualizados de treinamento de equilíbrio, como ficar de pé com uma perna levantada.

Cuidados para proteger as articulações

Para não agravar a dor, tome alguns cuidados na hora de se exercitar:

  • Comece devagar, fazendo pausas. Aumente gradualmente a intensidade dos exercícios, mas nunca exagere;
  • Evite movimentos rápidos ou repetitivos de articulações afetadas;
  • Antes de começar, faça compressas com toalhas quentes ou tome um banho quente para relaxar seus músculos e articulações;
  • Após a atividade, aplique gelo nas articulações por até 20 minutos.


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Referências

http://www.health.harvard.edu/pain/exercise-can-ease-rheumatoid-arthritis-pain
http://www.mayoclinic.org/arthritis/art-20047971
http://www.cdc.gov/arthritis/basics/physical-activity-overview.html