Skip directly to content

Dieta detox: mitos e verdades

A dieta detox vem ganhando cada vez mais adeptos no país, por ser anunciada como uma dieta diurética, nutritiva e desintoxicante, que promete “limpar” o organismo depois de um período prolongado de excessos na alimentação, como nas festas de fim de ano. Mas, apesar das maravilhas prometidas, os especialistas alertam que não há milagres.

Boa parte dos adeptos da alimentação detox relata mais ânimo e disposição nas atividades diárias, além da perda de peso e da redução de medidas. Mas é importante saber dos reais benefícios da dieta detox, que funciona apenas como um coadjuvante do processo de eliminação de toxinas do organismo que é feito por órgãos como o fígado e os rins.

A alimentação detox é sempre benéfica para a saúde - não é verdade, cada organismo tem necessidades nutricionais próprias. Por isso, imitar dietas da moda, sem o auxílio de um médico ou um nutricionista pode causar desnutrição e sintomas como baixa disposição, redução da imunidade e perda de músculo.

A dieta detox limpa o organismo - é verdade, mas não só ela. Uma alimentação saudável ao longo da vida já causa o verdadeiro efeito detox.

O suco verde é saudável - é verdade. Embora a receita de suco verde possa variar, em geral, ele contém diversas vitaminas e pode ser uma boa opção de complemento da alimentação diária. É importante lembrar, no entanto, que não se deve adotar o suco como substituto das refeições.

Procure um especialista antes de aderir à dieta detox

Para obter resultados positivos sem prejudicar a saúde, é preciso procurar a ajuda de um nutricionista. Ele pode indicar a dieta mais adequada para o seu organismo e garantir que os alimentos que você consumir supram suas necessidades nutricionais.

Apesar dos resultados efetivos da alimentação detox, o importante mesmo é manter sempre uma alimentação balanceada e saudável, evitando gordura, açúcar, condimentos industrializados e rica em:

  • Fibras;
  • Alimentos naturais;
  • Verduras;
  • Legumes;
  • Fruitas orgânicas;
  • Laticínios desnatados;
  • Grãos e cereais

Conteúdo relacionados no site Pfizer

 

Referências

http://www.blog.saude.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=34984&catid=570&Itemid=101&utm_source=WhatSaude&utm_medium=banner&utm_content=Saude&utm_campaign=noticiasutm_source=WhatSaude&utm_medium=banner&utm_content=Saude&utm_campaign=noticias
https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/nao-existe-dieta-capaz-eliminar-toxinas-organismo.aspx
http://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/nutrition-and-healthy-eating/expert-answers/detox-diets/faq-20058040