Skip directly to content

Como controlar o sódio na alimentação?

Embora seja necessário para manter a quantidade certa de água fora das células e para não sobrecarregar os vasos, a ingestão excessiva de sódio, pode elevar a pressão arterial e, assim, aumentar o risco de doenças do coração. Por isso, é importante saber a quantidade de sal que pode ser consumida por dia sem trazer riscos para a saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que sejam ingeridos 5 gramas de sal por dia no máximo. De acordo com o Ministério da Saúde, 70% do sal consumido pelo brasileiro vêm da alimentação feita em casa e 30%, de produtos industrializados. Por isso, é importante saber os tipos de alimentos que contém mais sal:

Alimentos processados - pães, pizzas, bacon, queijos e pratos prontos e aqueles que ficam prontos em poucos minutos no microondas são os campeões em quantidade de sódio. Médicos e especialistas aconselham evitar.

Alimentos naturais - vegetais, carnes, leite e mariscos, por exemplo, contém naturalmente sal. Apesar de não serem quantidades muito grandes de sódio, é importante prestar atenção a eles. Um copo de 200 ml de leite, por exemplo, contém 100 mg de sódio.

Condimentos - os que vão à mesa tendem a ser ricos em sódio. Por exemplo, uma colher de sopa de molho shoyu contém 1mg da substância.

Dicas para controlar o sódio na alimentação

Grande parte das pessoas está acostumada a ingerir altas quantidades de sódio durante o dia. O brasileiro, em especial, gosta de salgar a comida e, normalmente, adiciona sal em seu prato, mesmo que ele tenha sido bem temperado em seu preparo. Algumas dicas são importantes para reduzir esse consumo.

Prefira alimentos frescos - frutas e vegetais contém pouco sódio. Carne fresca também traz menores quantidades do elemento do que carnes processadas, como bacon, presunto e salsicha.

Prefira produtos com baixo teor de sódio - se for consumir produtos industrializados, observe se, no rótulo, eles trazem a informação de que têm quantidades reduzidas da substância.

Novos temperos - ervas, pimentas e frutas cítricas, como o limão, são ótimos temperos. Eles podem substituir o sal sem prejuízo nenhum ao sabor.

Evite condimentos - alimentos como mostarda, catchup, molhos prontos para saladas e molho shoyu trazem grandes quantidades de sódio.

Em caso de dúvida, procure um nutricionista. Ele pode ajudar a montar uma dieta equilibrada, livre do excesso de sódio e rica em nutrientes que vão ajudar a levar uma vida mais saudável.

Conteúdo relacionado no site da Pfizer

 

Referências

http://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/nutrition-and-healthy-eating/in-depth/sodium/art-20045479
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/34282-sodio-saiba-por-que-e-importante-reduzir-o-sal-na-alimentacao
https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/melhor-controle-pressso-arterial-pode-reduzir-problemas-cardiacos.aspx
http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2014/novembro/05/Guia-Alimentar-para-a-pop-brasiliera-Miolo-PDF-Internet.pdf