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Porto Alegre recebe ação nacional de conscientização do câncer de mama

Visitantes do Parque Farroupilha participarão de um quiz interativo sobre os principais mitos relacionados ao tumor

O câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, a incidência da doença é ainda mais elevada, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), superando as taxas nacionais. Por isso, neste Outubro Rosa, a capital gaúcha foi uma das cidades brasileiras selecionadas para receber a campanha SAÚDE SEM MISTÉRIO - 10 MITOS SOBRE O CÂNCER DE MAMA, que já passou por São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ).

Ao longo deste mês, a iniciativa tem mobilizado estações de metrô, terminais de trens, rodoviárias e parques de diferentes regiões do País com o objetivo de levar informação de qualidade sobre a doença à população. Promovida pela Pfizer com o Instituto Oncoguia, uma das principais ONGs de apoio aos pacientes com câncer do País, a campanha desembarca em Porto Alegre nos dias 21 e 22 de outubro, no Parque Farroupilha, marcando o encerramento da ação, que passou por cinco cidades brasileiras durante todo o mês de outubro.  
  
A ideia é que as pessoas que passarem pela Feira Orgânica e pelo Brique da Redenção neste final de semana, possam testar seus conhecimentos sobre a doença por meio de um quiz interativo composto por dez questões relacionadas ao câncer de mama. O quiz estará em uma tela touch acoplada a uma promotora, ou touchwoman, que vai caminhar pelo parque para interagir com o público, convidando a população a saber mais sobre o tumor. A ação ocorrerá nas intermediações da Feira Orgânica no sábado, dia 21, e no domingo, dia 22, no Brique da Redenção (feira de artesanato do parque). Em ambos os dias o dispositivo vai circular das 8h às 14h.

Todos os participantes receberão um folheto educativo com explicações sobre os 10 principais mitos associados à doença, que representam os tópicos abordados pelas perguntas do quiz. São questões simples, totalmente relacionadas ao dia a dia das pessoas, como a interferência do sedentarismo, da obesidade e da ingestão de bebidas alcoólicas sobre o risco de desenvolver o câncer de mama, por exemplo.

Para os passageiros que conhecem alguém vivendo com câncer de mama também será distribuído um material para auxiliar a paciente durante o tratamento e nas consultas médicas. Trata-se de um kit composto por três publicações especialmente voltadas para essas mulheres: o guia Meu médico e Eu, o folheto Tópicos da conversa com meu médico e o manual Eu e o Câncer de Mama Metastático. O desenvolvimento do kit foi realizado juntamente com a União Latino-Americana de Combate ao Câncer da Mulher (Ulaccam).

Mais informação

Em São Paulo, as estações de metrô receberam já em 2016 o quiz móvel sobre o câncer de mama promovido pela parceria entre Pfizer e Oncoguia, também durante o Outubro Rosa. Na ocasião, 270 entrevistados responderam às questões e os resultados desses testes reforçaram a necessidade de continuar a levar mais informações sobre a doença para a população. Apenas 4% das paulistanas que participaram do quiz no ano passado reconheceram, por exemplo, que a mamografia é um dos principais exames para identificar precocemente o câncer de mama.

Os resultados de 2016 também apontaram um amplo desconhecimento da população em relação aos fatores de risco para o câncer de mama e a respeito das perspectivas para as pacientes que vivem com a doença em fase metastática. “Muito se fala do câncer de mama, mas esses resultados mostraram que ainda existem várias dúvidas sobre a doença. Ao verificarmos que essas lacunas existem, identificamos também uma janela de oportunidade de expandir a campanha e levar informações de qualidade para a população de várias partes do País”, afirma o diretor médico da Pfizer, Eurico Correia.

Campanha global

A ação educativa SAÚDE SEM MISTÉRIO - 10 MITOS SOBRE O CÂNCER DE MAMA faz parte da campanha global Cada Minuto Conta, uma iniciativa desenvolvida pela Pfizer em parceria com a União Latino-americana Contra o Câncer da Mulher (Ulaccam), com o objetivo de aumentar o conhecimento público sobre a doença, esclarecer mitos e expandir as discussões sobre o tema com toda a sociedade. 

“Durante o Outubro Rosa, todas as atenções se voltam para o câncer de mama e o momento é ideal para aprofundar as discussões sobre a doença no Brasil. Mas, embora muito se fale de prevenção, é preciso também fomentar um espaço em que as pacientes com a doença avançada ou metastática possam se sentir igualmente acolhidas”, afirma Correia.

O diagnóstico precoce é importante para reduzir o risco de metástase em mulheres com câncer de mama, mas até 30% das pacientes evoluem com progressão da doença e aparecimento de metástases mesmo que a enfermidade seja detectada precocemente1.

“Se no passado as perspectivas eram limitadas para a paciente metastática, hoje já existem medicamentos que podem controlar a doença por vários anos, mesmo quando ela é diagnosticada em estágio avançado. Os eventos adversos também são mais brandos, preservando a qualidade de vida”, complementa Correia.

A doença: Brasil e Porto Alegre

O câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres, tanto no Brasil como no mundo, respondendo por 22% dos novos casos de câncer no País a cada ano, de acordo com o INCA. Só no Rio Grande do Sul, 5.210 novos casos da doença serão registrados até o fim do ano.

Os dados do INCA apontam que a incidência estimada de câncer de mama em Porto Alegre é de 130,99 novos casos a cada 100 mil mulheres, a terceira taxa mais elevada entre as capitais do País, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.  Para o Estado gaúcho os dados também chamam a atenção:  são 90,20 casos a cada 100 mil. O número é superior à taxa bruta de incidência da doença no Brasil, que é de 56,2 pacientes a cada 100 mil mulheres, de acordo com estimativas do INCA. 

Referências:

1. O’Shaughnessy J. Extending survival with chemotherapy in metastatic breast cancer. The Oncologist.  2005;10:20-29. Accessed September 21, 2015

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