Skip directly to content

Andrologista, o especialista na saúde do homem

Andrologia é a especialidade médica que lida com a saúde dos homens, particularmente em relação às suas funções reprodutoras e sexuais. O andrologista tem um papel para os homens parecido com o que o ginecologista tem para as mulheres, mas costuma ser confundida com outra especialidade médica: a urologia.

Assim como os andrologistas, os urologistas também podem diagnosticar e tratar condições relacionadas com a próstata e com o sistema reprodutivo masculino, mas também cuidam de problemas do sistema urinário tanto de homens quanto de mulheres.

Muitos homens ainda têm resistência a ir ao médico, ainda mais quando o assunto é a sua sexualidade. Mas é importante saber que vários desses problemas são bastante comuns e podem ser abordados sem hesitação. Você pode procurar um andrologista de forma preventiva ou para ajudar com uma variedade de situações, incluindo:

  • Infertilidade - esse é um problema comum. Algumas pessoas pensam que é uma condição exclusiva das mulheres. Mas, de acordo com uma pesquisa feita nos Estados Unidos, 7,5% de todos os homens sexualmente ativos com menos de 45 anos relataram já terem procurado um médico para o problema. Dos homens que procuraram ajuda, 18% foram diagnosticados com um problema de fertilidade, incluindo problemas no esperma ou sêmen (14%) e varicocele (6%).
  • Disfunções sexuais masculinas - entre as disfunções comuns que o andrologista pode tratar estão a falta de libido, a ejaculação precoce e a ejaculação retardada.
  • Doenças da próstata - mais comum em homens mais velhos, a doença pode dificultar o ato de urinar. Existem tratamentos disponíveis, sob a forma de medicamentos ou cirurgia.
  • Deficiência androgênica - os andrógenos são os hormônios masculinos, incluindo a testosterona, que dão aos homens atributos tipicamente masculinos. Quando os andrógenos estão baixos, a saúde geral pode ser afetada. Uma vez que o diagnóstico é feito, o tratamento pode trazer melhora na qualidade de vida.

Conteúdo relacionados no site da Pfizer


Referências

https://www.andrologyaustralia.org/your-health/
http://www.britishandrology.org.uk/about/what-is-clinical-andrology/
http://www.cdc.gov/reproductivehealth/infertility/%20
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/is_digital/is_0107/pdfs/IS27(1)010.pdf