Skip directly to content

Artrite reumatoide pode afetar articulações e órgãos

Na artrite reumatoide (AR), o sistema imunológico ataca o próprio organismo e causa inflamação crônica, prejudicando as articulações principalmente. Mas, outras partes do corpo também podem ser afetadas pela doença, tais como os nervos, o coração os olhos e os pulmões.

As manifestações da AR geralmente começam em uma ou duas juntas e se espalham para o resto do corpo depois. Normalmente, a dor e o inchaço aparecem em lugares similares nos dois lados do corpo. Para algumas pessoas, o incômodo nas articulações pode ser forte e persistente. Mas, com o tratamento, esse desconforto tende a diminuir.

Como a artrite reumatoide afeta os nervos?

A artrite reumatoide não afeta diretamente os nervos, mas as inflamações no tecido podem causar a compressão deles. Uma das complicações mais comuns que a AR causa nos nervos é a síndrome do túnel do carpo - o músculo que vai do antebraço até a mão é comprimido, o que causa formigamento, dormência e diminuição da força.

Como a artrite reumatoide afeta o coração?

Além das articulações e dos nervos, a AR também pode afetar o coração. As inflamações relacionadas à complicação podem criar placas de gordura e outras substâncias que bloqueiam as artérias e dificultam o fluxo sanguíneo, o que faz com que as chances de insuficiência cardíaca possam aumentar.

Como a artrite reumatoide afeta os olhos?

A secura é o principal sintoma dos danos que a AR pode causar nos olhos. Olhos secos são mais propensos a infecção. Além disso, A AR também pode causar esclerite - que são inflamações na parte branca do olho, que tem como sinais vermelhidão e dor -, além da uveíte, inflamação na camada vascular do olho que, por sua vez, pode até causar complicações como glaucoma e catarata.

Como a artrite reumatoide afeta os pulmões?

A AR também pode afetar os pulmões causando diversos problemas. A complicação mais comum é a doença pulmonar intersticial (DPI), que acontece quando os pulmões têm inflamações ou cicatrizes que podem comprometer o funcionamento do órgão e atrapalhar a respiração. No estágio inicial, medicamentos podem ser usados para barrar o avanço da doença, mas talvez o transplante de órgãos seja necessário.

Conteúdo relacionado no Pfizer

 

Referências

https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/reumatologia/Paginas/artrite-reumatoide-pulmoes.aspx
https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/reumatologia/Paginas/artrite-reumatoide.aspx
http://www.arthritis.org/about-arthritis/types/rheumatoid-arthritis/articles/rhemuatoid-arthritis-affects-body.php
http://www.arthritis.org/living-with-arthritis/comorbidities/heart-disease/ra-and-your-heart.php
http://www.arthritis.org/living-with-arthritis/comorbidities/eye-conditions/eye-arthritis.php 
http://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/2238/doenca_pulmonar_intersticial.htm
http://www.arthritis.org/about-arthritis/types/rheumatoid-arthritis/articles/lung-disease-rheumatoid-arthritis.php