Skip directly to content

Câncer de pulmão é o mais fatal

O câncer de pulmão é o tumor maligno mais letal no Brasil. Em 2013, a doença foi responsável por quase 15 mil mortes entre os homens e mais de 9 mil entre as mulheres, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Também é um dos tipos mais frequentes. O número de casos novos de câncer de pulmão estimado para o Brasil em 2016 é de 17.330 entre homens e de 10.890 nas mulheres.

Silencioso desde o início, o tumor de pulmão costuma ser detectado em estágios mais avançados, quando as chances de cura são menores. Um mapeamento recente realizado pelo A.C. Camargo Câncer Center, hospital de referência no tratamento da doença no país, concluiu que apenas um entre quatro casos foram descobertos em fase inicial.

O estudo também apontou que em mais da metade dos casos o diagnóstico foi feito já com metástase (quando a doença se espalhou para outros órgãos). Apenas 20% dos pacientes estão vivos cinco anos após serem tratados da enfermidade.

Tabagismo é a principal causa do câncer de pulmão

Entre 80% e 90% dos casos de câncer de pulmão estão relacionados ao consumo de derivados do tabaco, como o cigarro. A boa notícia é o fato de que hoje apenas 17% da população brasileira é fumante, média bem menor do que os 35% registrados 30 anos atrás.

Se você ainda faz parte dessa estatística, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento gratuito e especializado para quem quer largar o cigarro. O tratamento inclui apoio psicológico e medicamentos. Para informações: 0800 61 1997.

Principais sintomas do câncer de pulmão

Os sintomas do câncer de pulmão podem se confundir com o de outras doenças respiratórias. Os mais comuns são:

  • Tosse;
  • Falta de ar;
  • Dor torácica;
  • Perda de apetite;
  • Dor nas articulações;
  • Cansaço;
  • Náuseas;
  • Dor nos ossos.

Atualmente, um dos grandes aliados na identificação deste tipo de câncer é a chamada tomografia computadorizada de baixa dosagem (TCBD). Como os sintomas só aparecem na fase mais avançada da doença, se você tem mais de 50 anos e é fumante ou parou há menos de 15 anos, converse com seu médico sobre exames preventivos.


Conteúdo interno relacionado
 Câncer de pulmão
     http://www.pfizer.com.br/sua-saude/oncologia/c%C3%A2ncer-de-pulm%C3%A3o
 Fumante passivo pode consumir até quatro cigarros por dia
     http://www.pfizer.com.br/noticias/Fumante-passivo-pode-consumir-at%C3%A9-quatro-cigarros-por-dia


Referências

http://www.einstein.br/exames/servicos/Paginas/einstein-disponibiliza-novo-exame-para-deteccao-precoce-de-cancer-de-pulmao.aspx
http://www.accamargo.org.br/releases/com-a-maior-mortalidade-entre-todos-os-tumores---cancer-de-pulmao-e-associado-ao-cigarro-em-80-dos-casos-/262/
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/pulmao/definicao
http://www.hcancerbarretos.com.br/cancer-de-pulmao
http://www.senado.gov.br/noticias/jornal/cidadania/Tabagismo/not03.htm
http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=2075