Skip directly to content

Cada tipo de pele tem um protetor solar mais adequado

O protetor solar é o principal aliado contra o câncer de pele, que é o mais frequente no Brasil e representa 30% dos tumores malignos registrados no país. Mas, como há inúmeros protetores de diferentes marcas, tipos e apresentações no mercado, é importante saber qual o mais adequado para seu tipo de pele.

Os protetores solares podem ser físicos ou químicos

Protetores solares físicos - à base de dióxido de titânio e óxido de zinco, depositam-se na camada mais superficial da pele, refletindo as radiações incidentes. Muita gente torce o nariz para esse tipo de protetor pelo fato de ele deixar a pele esbranquiçada demais.

Protetores solares químicos - funcionam como uma espécie de esponja dos raios ultravioletas, transformando-os em calor. Para saber melhor como funcionam os fotoprotetores, é preciso entender os dois tipos de radiação solar aos quais estamos expostos:

  • Raios UVA - sua intensidade pouco varia ao longo do dia. Penetra profundamente na pele, e é a principal responsável pelo envelhecimento e pelo câncer da pele;
  • Raios UVB - são mais intensos entre as 10h e 16h. São responsáveis pelas queimaduras solares e pela vermelhidão na pele.

Como escolher o melhor protetor solar para sua pele

O fator de proteção solar varia de acordo com a tonalidade da pele: para as peles mais claras, é aconselhado o uso de um filtro solar com um FPS maior, enquanto para as peles mais escuras, o FPS pode ser menor. Um bom fotoprotetor deve ter uma boa absorção dos raios UVA e UVB, não irritar a pele, ter certa resistência à água e não manchar a roupa.

  • FPS entre 6 e 15 - pele negra, que raramente se queima ou bronzeia muito;
  • FPS entre 20 e 30 - pele morena, que se queima e se bronzeia;
  • FPS entre 30 e 60 - pele branca e muito branca, que se queima e fica vermelha, nunca bronzeada. Esse fator é indicado também para pessoas que já tiveram câncer de pele e que apresentam manchas conhecidas como melasmas.

Conteúdo relacionados no site Pfizer

 

Referências

http://www.sbd.org.br/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/ http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/pele_nao_melanoma
http://www.skincancer.org/prevention/sun-protection/sunscreen/choosing