Skip directly to content

Como lidar com os problemas gastrointestinais durante a quimioterapia?

Ter uma alimentação saudável durante o tratamento contra o câncer é muito importante. Além de manter o organismo mais forte e capaz de combater as infecções, também ajuda a evitar os problemas gastrointestinais durante a quimioterapia. Mas, se você tiver algum desses problemas, é importante saber o que é melhor comer e beber.

Na constipação intestinal, mais conhecida como prisão de ventre, as fezes ficam endurecidas e ressecadas. Você pode melhorar isso comendo alimentos ricos em fibras (como pão, cereais integrais, feijão e vegetais crus) e frutas como ameixa, banana nanica, abacaxi, melão, laranja e mexerica. E mantenha-se hidratado, pois isso também influencia na consistência das fezes.

Para aliviar a diarreia, um dos problemas gastrointestinais mais comuns durante a quimioterapia, é importante você repor sódio e potássio. Pêssego e batata, por exemplo, são ricos nessas substâncias. E coma alimentos com pouca fibra, como arroz branco, torradas, pão branco e legumes cozidos. Outra dica é dividir as refeições em pequenas porções ao longo do dia. A hidratação também é importante. Não beba apenas água, mas também sucos, chás, sopas, isotônicos e água de coco.

Já para driblar as náuseas e vômitos, que são um dos piores problemas gastrointestinais durante a quimioterapia, uma boa ideia é comer alimentos fáceis de digerir – como bolachas de água e sal, gelatinas e torradas. Sorvete e picolés também podem ajudar, bem como comer nos horários em que você se sente mais disposto.

Dicas para aliviar os problemas gastrointestinais durante a quimioterapia

O que você deve comer - alimentos leves e líquidos. E, se a comida estiver sem sabor, incremente a receita com molhos diferentes ou substitua um alimento por alguma outra opção mais apetitosa.

O que você deve evitar - alimentos quentes, gordurosos, fritos, muito doces, apimentados ou com cheiro forte, por exemplo: café, peixe, alho, cebola, ou qualquer coisa que te deixar enjoado só de lembrar.

Conteúdo relacionado no site da Pfizer

 

Referências

http://www.cccancer.net/tratamento/efeitos-colaterais/#constipacao

https://www.hcancerbarretos.com.br/quimioterapia-2/33-paciente/opcoes-de-tratamento/quimioterapia/108-quimioterapia-e-os-efeito

http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/cancer/in-depth/cancer/art-20047536