Skip directly to content

Como prevenir a dor nas costas

A dor nas costas é um problema extremamente comum, atinge 27 milhões de brasileiros, segundo pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde. Na maior parte dos casos, é resultado de maus hábitos que podem ser corrigidos. Mas, também pode ser sinal de alguma doença mais grave – como lombalgia, hérnia de disco ou artrose.

Praticar exercícios físicos regularmente fortalece a musculatura das costas, deixando-a mais protegida. A melhor opção são as atividades aeróbicas de baixo impacto, como a caminhada e a natação. Deixar o sedentarismo de lado também ajuda a diminuir o sobrepeso, outro fator de risco para a dor nas costas.

Mas atenção aos “atletas de fim de semana”: se exercitar em excesso depois de ficar inativo durante muito tempo pode provocar lesões nas costas. Se isso acontecer, faça repouso absoluto. E para proteger a musculatura e diminuir as chances de problemas, sempre se alongue antes de fazer exercícios, busque a orientação de um profissional capacitado para isso. Seja como for, antes de adotar qualquer programa de exercícios físicos, consulte o seu médico para saber se você tem alguma restrição e o que é mais indicado para o seu caso.

Corrigir a postura também ajuda a prevenir a dor nas costas

A má postura é outra causa importante de dor nas costas. Para corrigi-la, é necessário treinar seu corpo para ficar, andar, sentar e deitar em posições que coloquem uma tensão menor nos músculos. Um fisioterapeuta pode ajudá-lo com isso. Mas há alguns procedimentos simples que você pode adotar para melhorar a postura:

Sentado - sente-se com a coluna reta e os ombros para trás, apoiando os braços. Se necessário, use um travesseiro ou outro apoio nas costas. Suas nádegas devem tocar as costas de sua cadeira. Mantenha os pés no chão, sem cruzar as pernas. Evite ficar parado na mesma posição por mais de 30 minutos.

Deitado - sempre durma em uma superfície firme, mas não excessivamente dura. Evite travesseiros altos. Dormir de barriga para cima é uma boa opção para proteger as costas, ainda mais se você colocar um travesseiro embaixo dos seus joelhos para manter a curvatura normal da coluna. Se você dorme de lado, dobre as pernas levemente em direção ao peito e coloque um travesseiro entre elas.

Ao levantar objetos -  evite carregar coisas pesadas. Mas, se isso for necessário, dobre somente o joelho, deixando as costas retas. Segure o objeto perto de seu corpo.

Conteúdo relacionado no site da Pfizer

Exercícios físicos podem aliviar a dor de pessoas com artrite reumatoide

Referências

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/570-perguntas-e-respostas/34441-saiba-o-que-e-mito-e-o-que-e-verdade-sobre-dor-de-coluna 
https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/sedentarismo-principal-responsavel-pelas-dores-costas.aspx
http://my.clevelandclinic.org/health/diseases_conditions/hic_Posture_for_a_Healthy_Back
http://www.ninds.nih.gov/disorders/backpain/detail_backpain.htm
http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/back-pain/multimedia/sleeping-positions/sls-20076452?s=1