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Conheça alguns alimentos que ajudam a manter o corpo em dia (e com saúde)

Existem dietas para emagrecer dos mais diversos tipos. Por isso é importante sempre optar por aquelas que promovam a perda de peso, mas sem comprometer a saúde. E, claro, as orientações médica e nutricional também são fundamentais.

Para ajudar você a manter o corpo em dia (e também a saúde), seguem alguns alimentos que podem ser grandes aliados em dietas saudáveis:

  1. Cereais integrais: linhaça, farelo de aveia, fibra de trigo, gergelim, entre outros, em preparações como vitaminas ou sucos de frutas, iogurtes, ou até mesmo sobre as próprias frutas, possuem uma boa quantidade de fibras que estimulam a saciedade, além de auxiliar no bom funcionamento do intestino.
  2. Sardinha fresca: um filé concentra entre 1,5 e 2,5 de ômega 3. O nutriente é importante para várias funções importantes no organismo, contribuindo para seu bom funcionamento.
  3. Leite e derivados magros: de preferência leite e iogurte desnatado ou light e queijo tipo ricota e queijo minas frescal. Esses alimentos são fontes de proteínas e cálcio, e possuem menor quantidade de gordura.
  4. Laranja: de acordo com um estudo realizado pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) de Botucatu, a casca da fruta possui mais fibras que a própria polpa. Uma unidade (200g) apresenta 12,96 g de fibra na casca e 1,84 g na polpa. Além do consumo da fruta, chás à base de casca de laranja podem ser um boa sugestão.
  5. Gengibre: o gingerol, um dos componentes do gengibre, apresenta propriedades antieméticas e pode auxiliar no controle de enjôos.
  6. Brócolis: além de conter vitamina C, tem propriedades antioxidantes, rico em fibras, beneficiando o bom funcionamento do intestino.
  7. Pera: a fruta possui a maior quantidade de pectina, um tipo de fibra que representa 12% da necessidade que uma pessoa precisa consumir por dia. E, segundo um estudo realizado no Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, o fato de ser fibrosa e demorar para ser digerida pode aumentar a saciedade.


Referências

Associação Brasileira de Nutrologia – ABRAN
http://abran.org.br/para-publico/shakes/

Portal A Nutricionista
http://www.anutricionista.com/10-dicas-para-emagrecer-de-forma-saudavel.html