Skip directly to content

Cuidados com os olhos no tempo seco

No período de tempo seco, os distúrbios oftalmológicos mais recorrentes são as crises alérgicas, principalmente a conjuntivite, e a síndrome do olho seco. Mas esses problemas podem ser evitados com alguns cuidados simples.

Conjuntivite

A conjuntivite é a inflamação na conjuntiva ocular - membrana que recobre a parte externa do olho. Pode ser causada por vários motivos, como vírus e bactérias (conjuntivite infeciosa), ou por produtos químicos ou tóxicos (conjuntivite alérgica).

Os principais sintomas são coceira, sensação de areia nos olhos, vermelhidão, ardência, secreção. Em alguns casos, o paciente também pode apresentar dores no corpo, sensação de gripe e processos alérgicos como rinite e asma. Já o tratamento depende do tipo específico de cada conjuntivite, por isso é indicado procurar um médico oftalmologista.

Síndrome do olho seco

O olho seco provoca alterações na superfície ocular, causadas pela diminuição na produção ou na composição da lágrima. A exposição excessiva ao vento, o uso de lentes de contato, longa permanência em ambientes com ar condicionado, ou passar muito tempo em frente ao computador podem causar o problema.

Os sintomas mais comuns são ardor, incômodo em ambientes muito claros, vermelhidão, visão turva ou embaçada, sensação de corpo estranho e incômodo na leitura, no uso do computador e ao assistir televisão. O tratamento para o olho seco varia conforme a sensibilidade de cada paciente. Mas, na maioria dos casos, são usados colírios lubrificantes.

Hábitos saudáveis para os olhos durante o tempo seco

Usar um umidificador nos ambientes de maior permanência pode reduzir os sintomas de olhos secos. Colocar pedaços de algodão úmidos sobre os olhos durante o sono pode diminuir o desconforto uma vez que minimiza a evaporação das lágrimas.

Ingerir alimentos ricos em vitamina A, como cenoura, batata-doce, damasco espinafre, manga, melão, entre outros, pode melhorar a saúde dos olhos.

Usar óculos de sol ajuda a proteger os olhos dos raios UV e dos efeitos  nocivos da exposição direta ao vento. Além disso, óculos de sol adequados ajudam a impedir a evaporação das lágrimas, mantendo os olhos úmidos.

Pausas mais frequentes - descansar os olhos com maior número de intervalos, principalmente após permanecer muitas horas em frente ao computador. Uma dica é desviar o olhar da tela e se concentrar em objetos distantes por cerca de cinco segundos. Isso ajuda a piscar com frequência e a distribuir uniformemente as lágrimas melhorando a lubrificação.

Referências

http://www.hospitaldeolhosdoparana.com.br/blog/index.php/2015/06/chegada-do-inverno-traz-preocupacao-com-a-saude-ocular/
http://www.cemahospital.com.br/conteudos/?eFh4fDEzMg
http://www.cemahospital.com.br/olho-seco/
https://www.sharecare.com/health/eye-vision-health/article/combatting-dry-irritated-eyes
http://www.abran.org.br/images/pdf/tabelavitaminaa.pdf