Skip directly to content

Estilo de vida saudável ajuda a controlar o glaucoma

Ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos pode ajudar quem tem glaucoma a controlar a pressão intraocular, assim, melhorar a saúde dos olhos. Mas é preciso evitar o excesso de algumas substâncias, além de alguns exercícios que podem agravar o problema.

Você deve ter cuidado com a cafeína, porque ela pode aumentar a pressão ocular. Por isso, consuma com moderação. Aliás, o mesmo vale para os líquidos em geral. Tomar grandes quantidades dentro de um período curto de tempo pode aumentar a pressão dos olhos momentaneamente.

A prática de exercícios físicos também ajuda a controlar e reduzir a pressão dos olhos. Mas se você tem glaucoma, tome cuidado com algumas posições, como ficar de cabeça para baixo. Isso muda a circulação e faz com a pressão dos olhos suba. Por isso, sempre antes de começar a praticar atividades físicas, é importante conversar com o médico sobre o programa de exercícios mais adequado.

Mas não é só isso: você também deve adotar medidas que ajudam na circulação sanguínea, tais como: evitar ingestão de nicotina; controlar níveis de pressão arterial, colesterol, diabetes e peso. Tudo isso ajuda a manter a oxigenação e a circulação regular.

Muitas pessoas com glaucoma podem ter mais sensibilidade para a luz. Nesse caso, algumas lentes coloridas podem ajudar com o brilho e o contraste. Em dias de sol, as lentes mais indicadas são as das cores amarelo, laranja e marrom. Já para dias nublados ou à noite, as melhores opções são as cores amarela ou âmbar. Mas consulte um oftalmologista antes e muito cuidado com a qualidade das lentes para não prejudicar mais a visão.

Como se prevenir do glaucoma?

É muito importante você fazer o acompanhamento oftalmológico, pelo menos, uma vez por ano. Quem tem um risco alto de desenvolver glaucoma, como pessoas com mais de 40 anos, com alto grau de miopia ou diabéticos, deve realizar os exames oftalmológicos com mais frequência. Mas se você já tem glaucoma, o uso de medicamentos que normalizam a pressão intraocular ajuda a controlar o avanço da doença e a prevenir a perda de visão.

Conteúdo relacionado no site Pfizer

  • Glaucoma pode levar à cegueira

http://www.pfizer.com.br/content/glaucoma-pode-levar-%C3%A0-cegueira


Referências

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/234_glaucoma.html
http://www.glaucoma.org.au/article-nov2002.htm
http://www.glaucoma.org/treatment/daily-life.php
http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/glaucoma/basics/lifestyle-home-remedies/con-20024042
http://www.glaucoma-association.com/about-glaucoma/living-with-glaucoma/lifestyle/