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Frutas do outono

O outono chegou no fim de março e trouxe inúmeras frutas como o abacate, banana, caqui, goiaba, laranja, limão, maçã, pera e tangerina. Além de deliciosas, elas são importantes para ajudar a manter o organismo saudável. E você pode aproveitar os benefícios de uma delas preparando uma saborosa sobremesa, muito fácil e rápida de fazer: a banana do papagaio.

Ingredientes

- 3 bananas nanicas descascadas, bem maduras e amassadas;
- Canela em pó a gosto;
- Açúcar a gosto;
- Uma pitada de sal;
- 1/3 de xícara de chá de suco de laranja;
- Manteiga para untar;
- 70g de queijo minas curado ralado no ralador grosso.

Preparo

- Em uma tigela junte as bananas descascadas e amassadas, canela em pó, açúcar a gosto, sal e suco de laranja misturando bem;
- Em um refratário individual e untado com manteiga, coloque a mistura de banana amassada;
- Polvilhe queijo minas curado ralado;
- Salpique canela em pó e açúcar a gosto;
- Leve ao forno pré-aquecido a 180oC por 15 minutos.

Saiba mais sobre as frutas do outono

Abacate - rico em gorduras monoinsaturadas e fibras. Ajuda a controlar o colesterol, melhora o sistema circulatório e a pele. Contém ácido fólico, que auxilia na prevenção de efeitos congênitos e potássio. Indicado para fadiga, depressão, problemas cardíacos e derrames.

Banana - rica em fibras, beneficia a digestão, pois alivia e restaura o intestino após prisão de ventre ou diarreia e também age como antiácido. Com muito potássio, é importante para a contração dos músculos e protege contra doenças cardíacas, mantendo o equilíbrio de líquidos e evitando o acúmulo de placas nas artérias.

Caqui - é considerado um antioxidante por combater os radicais livres, sendo rico em fibras e vitaminas A, C, B1 e B2. Também possui cálcio e ferro.

Goiaba - não contém muito açúcar, gordura e calorias. Rica em vitaminas A, B1 e C, cálcio, fósforo, ferro e fibras insolúveis, auxilia no combate de infecções e hemorragias, fortifica ossos, dentes e o músculo cardíaco. Melhora a cicatrização, retarda o envelhecimento, regula o aparelho digestivo e o sistema nervoso.

Laranja - contém fibras, que auxiliam a diminuir problemas intestinais. Rica em vitamina C, cálcio fósforo e ferro. Melhora a imunidade e tem vários antioxidantes, que ajudam a reduzir o colesterol, as inflamações e a bloquear as células cancerosas.

Limão - rico em flavonóides cítricos, como a vitamina C, tem função antioxidante. Apresenta alto teor de sais minerais. Fortalece a imunidade, ajuda na cicatrização de feridas e fortifica as paredes dos vasos sanguíneos. Por ser antisséptico, é usado para tratar infecções respiratórias. Ajuda no tratamento de furúnculos e abscessos, estimula o fígado e pode ser usado como desintoxicante quando ingerido com água.

Maçã - rica em ácido málico, que ajuda o corpo a gastar energia de forma eficiente, e pectina, que se liga com toxinas e colesterol, expelindo-os do organismo. Tem vitaminas B1, B2, niacina e minerais como ferro e fósforo. Contém quercetina, que diminui o risco de problemas cardiovasculares. Estimula ainda o fígado e os rins.

Pera - rica em vitaminas vitamina A, B1, B2 e C, sódio, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício e ferro, niacina, sódio e fibras. Útil para prisão de ventre, inflamação intestinal e na bexiga, além de auxiliar o sistema nervoso e também a formação de ossos e dentes.

Tangerina - fonte de vitaminas A, B e C. Em menor grau, de sais minerais como cálcio, potássio, sódio, fósforo e ferro. A vitamina C, junto com o cálcio e o fósforo, são essenciais para o desenvolvimento de dentes e ossos e para a vitalidade dos vasos sanguíneos. A vitamina C também ajuda a combater infecções, a aumentar a resistência do organismo e a absorver o ferro de outros alimentos.


Fontes


http://www.ceagesp.gov.br/produtos/epoca/produtos_epoca.pdf


http://saude.terra.com.br/nutricao/aproveite-o-sabor-e-os-nutrientes-de-28-alimentos-do-outono,58e98c3d10f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html


http://gshow.globo.com/receitas/maisvoce/banana-parrot-banana-do-papagaio-4d507d0c52e0b252bc0019a2