Skip directly to content

Guardar medicamentos exige cuidados

Medicamentos são produtos usados para diagnosticar, prevenir e curar doenças ou aliviar seus sintomas. Para conseguir o efeito desejado, eles devem ser armazenados e transportados da forma correta e usados com orientação médica e farmacêutica.

Como armazenar corretamente os medicamentos

A exposição excessiva ao calor ou umidade pode alterar as estruturas físicas-químicas do medicamento e assim, comprometer sua eficácia e segurança. Por isso, esses produtos sempre devem ser mantidos em locais frescos, secos e protegidos da luz. Manter o medicamento em sua embalagem original também é uma forma boa de conservá-lo.

Medicamentos disponíveis em soluções orais e suspensão oral exigem cuidados especiais. Fique atento às instruções de armazenamento nas embalagens ou na bula. E lembre-se sempre de manter os medicamentos fora do alcance das crianças, em gavetas ou armários trancados, ou mesmo em prateleiras mais altas.

Como transportar medicamentos

Para conservar medicamentos durante viagens, é importante mantê-los em suas embalagens originais. Caso você precise levar medicamentos de forma líquida, embale o frasco em sacos plásticos.

Para medicamentos que devem ser mantidos em temperaturas baixas, o transporte deve ser feito em uma bolsa térmica com gelo ou bolsas de gel congeladas, de forma a manter a temperatura ideal para a manutenção do produto. Você pode medir a temperatura com a ajuda de um termômetro digital para se certificar.

Caso tenha que tomar medicamentos diariamente, é importante conferir se está levando uma quantidade suficiente para o tempo de duração da viagem. E caso o local de destino tenha mudanças no fuso horário, é preciso ajustar o horário da medicação conforme a orientação médica.

Medicamentos vencidos: um risco à saúde

Os riscos do consumo de medicamentos fora da validade incluem menor eficiência, uma vez que o princípio ativo pode perder seu efeito depois da data indicada, e a alteração de propriedades químicas e físicas, o que pode fazer com que as substâncias que o compõe se tornem tóxicas e/ou causem efeitos colaterais diferentes dos previstos.


Conteúdo relacionado no site Pfizer

  • Descarte (correto) de medicamentos também salva vidas

http://www.pfizer.com.br/noticias/Descarte-correto-de-medicamentos-tamb%C3%A9m-salva-vidas


Referências

http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/92aa8c00474586ea9089d43fbc4c6735/Cartilha%2BBAIXA%2Brevis%C3%A3o%2B24_08.pdf?MOD=AJPERES
http://www.cff.org.br/pagina.php?id=624
http://www.einstein.br/blog/paginas/post.aspx?post=1289
http://www.everydayhealth.com/healthy-travel/traveling-with-medications.aspx
http://saidsupport.org/keeping-medications-cold-while-traveling/