Skip directly to content

Mitos e Verdades sobre alimentação

Para levar uma vida saudável é muito importante praticar exercícios físicos, dormir bem, ingerir muita água e se alimentar de forma adequada.

No entanto, na hora da alimentação, sempre aparecem algumas dúvidas, como “deixar de comer emagrece?” ou “pode beber líquido enquanto come?”, entre outras. Existem vários mitos e verdades sobre alimentação.

A seguir você confere algumas dicas que ajudarão desmistificar alguma “lendas”:

Deixar de comer emagrece: Mito
Esse é um dos principais mitos que muitos seguem mas não é verdade. A pessoa pode até achar que perdeu alguns quilos, mas ficar durante várias horas sem se alimentar leva à redução do metabolismo. A consequência disso é o corpo não queimar as calorias de forma adequada e o efeito acaba sendo o inverso do esperado.

Queijo amarelo tem mais gordura que o branco: Verdade
O amarelo do queijo está ligado ao alto teor de gordura do leite, ou seja, quanto mais amarelo o queijo for, maior será a quantidade calórica. É por isso que é melhor dar preferência aos queijos brancos, pois são mais saudáveis. 
 
Beber líquido durante a refeição aumenta a barriga: Mito
Quando se ingere algum tipo de líquido, há sim uma dilatação momentânea do estômago, mas não aumenta a barriga. No entanto, não é recomendável a ingestão de grandes quantidades de líquido junto com a refeição, pois ele pode comprometer a acidez gástrica necessária para uma boa digestão e absorção dos nutrientes. Além disso, pode contribuir na formação de gases e dá a sensação de distensão abdominal.

Vinho tinto faz bem ao coração e o vinho branco não: Verdade
A diferença entre um e outro é que o vinho tinto apresenta taninos, presentes na casca das uvas escuras e o vinho branco não.  Esses taninos são compostos fenólicos, que são substâncias antioxidantes. Por isso somente o vinho tinto, que é rico nesses compostos, faz bem ao coração. Os antioxidantes presentes na uva inibe a oxidação do colesterol LDL (conhecido também como “colesterol ruim”), entre outros benefícios.

 

Fontes:

Hospital Albert Einstein
http://www.einstein.br/einstein-saude/nutricao/Paginas/mitos-e-verdades-em-nutricao.aspx
Visitado em: 30/09/2014