Skip directly to content

O que o crescimento da próstata pode indicar

Na medida que o homem envelhece, sua próstata começa a crescer. Esse processo é chamado de hiperplasia prostática benigna e a condição não está relacionada ao câncer de próstata. Entretanto, é muito importante o acompanhamento médico, pois os sintomas podem ser bastante incômodos e levar a complicações, como infecção urinária e insuficiência renal.

Embora na maioria dos casos o crescimento da próstata não provoque sintomas, em outros essa glândula pode comprimir a uretra e causar problemas para urinar, que incluem:

  • Fluxo de urina fraco ou em gotas;
  • Urgência para urinar, podendo haver vazamentos;
  • Sensação de que a bexiga não foi totalmente esvaziada;
  • Vontade mais frequente de urinar, principalmente de noite.

Dicas para lidar com os sintomas do crescimento da próstata

Se você tem om os sintomas da hiperplasia prostática benigna, procure um médico para obter o diagnóstico e o tratamento adequado. Você também pode seguir algumas medidas simples:

  • Pratique exercícios físicos regularmente, pois o sedentarismo contribui para a retenção urinária;
  • Vá ao banheiro imediatamente quando surgir a vontade de urinar e espere até conseguir esvaziar completamente a bexiga;
  • Fale com seu médico sobre os medicamentos que você está tomando, pois alguns podem contribuir para o problema. O especialista pode substitui-los ou ajustar a dose;
  • Evite beber líquidos à noite, especialmente bebidas alcoólicas ou com cafeína, que podem afetar o tônus muscular da bexiga e estimular os rins, fazendo com que você tenha vontade de urinar.

Outros problemas que afetam a próstata

Existem outras condições que afetam a próstata e que podem provocar sintomas urinários semelhantes:

  • Prostatite: é o inchaço e a inflamação da próstata. Além de dor e dificuldade para urinar, os sintomas também incluem febre, dor na virilha, na ára pélvica, no pênis ou nos testículos. Pode surgir gradualmente ou de repente e, ao contrário da hiperplasia prostática benigna, é mais comum em homens com menos de 50 anos. O tratamento, que é estabelecido pelo médico, varia de acordo com a causa do problema.
  • Câncer de próstata: é o segundo tumor maligno mais comum do homem. Para descobrir a doença em estágio inicial, antes de os sintomas aparecerem, é preciso realizar o exame da próstata pelo toque retal a partir dos 50 anos ou antes, em caso de histórico da doença na família.


Conteúdo relacionado no site

 

Referências

http://www.health.harvard.edu/mens-health/4-tips-for-coping-with-an-enlarged-prostate
https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/nucleo-avancado-urologia/Paginas/doencas-prostata.aspx