Skip directly to content

Obesidade é um fator de risco para câncer

A obesidade é o segundo principal fator de risco para o câncer, perdendo apenas para o tabagismo. A obesidade aumenta o número de inflamações e da quantidade de insulina do organismo, que estimulam a multiplicação celular e o surgimento de tumores. Além disso, o excesso de gordura no organismo também pode alterar a produção de hormônios, que também pode aumentar o risco de câncer.

Por exemplo, a obesidade pode influenciar o surgimento do câncer de mama por alterar a quantidade de estrogênio produzido pelo organismo. Após a menopausa, as os ovários deixam de produzir esse hormônio e o tecido adiposo passa a ser a fonte de estrogênio do organismo. O aumento do nível desse hormônio nessa fase da vida da mulher pode causar o câncer de mama.

Para os homens, a obesidade pode diminuir a produção do hormônio testosterona e isso pode influenciar no surgimento do câncer de próstata. Já o aumento na produção de insulina causado pelo excesso de peso pode estar relacionado ao aparecimento do câncer de cólon e reto.

O aumento da pressão arterial, também causada pela obesidade, também pode aumentar os riscos de câncer no rim. E o histórico de refluxo gastresofágico, comum em pessoas obesas, também pode aumentar a chance de câncer se esôfago.

Como controlar o peso e evitar a obesidade

A obesidade é o resultado de ingerir uma quantidade maior de gorduras do que o organismo gasta por meio de atividades e exercícios físicos. As razões para esse desequilíbrio variam para cada pessoa, mas geralmente estão associadas às escolhas alimentares e sedentarismo.

Algumas mudanças na dieta podem ajudar a controlar o peso e assim evitar a obesidade e as complicações causadas por ela. Por exemplo:

  • Gordura e açúcar - escolha alimentos com baixo teor de gorduras e açúcares;
  • Vegetais - sempre coloque vegetais nas refeições (cozidos ou crus);
  • Sucos - prefira os sucos de frutas para acompanhar a refeição;
  • Frituras - evite alimentos fritos;
  • Alimentos integrais - opte por alimentos integrais.

Além de adotar hábitos alimentares saudáveis, converse com seu médico para incluir a prática de exercícios físicos no seu dia a dia.

Conteúdo relacionado no Pfizer

Referências

http://www.inca.gov.br/releases/press_release_view_arq.asp?ID=1613
http://www.sbcbm.org.br/wordpress/obesidade-e-sobrepeso-sao-fatores-de-risco-para-alguns-tipos-de-cancer/
https://www.cancer.gov/about-cancer/causes-prevention/risk/obesity/obesity-fact-sheet#q3
http://www.wcrf.org/int/cancer-facts-figures/link-between-lifestyle-cancer-risk/weight-cancer