Skip directly to content

Os alimentos típicos da primavera e seus benefícios

A primavera chegou, e, com ela, frutas, legumes e verduras das mais variadas cores.

Entre as frutas, destaque para abacaxi pérola, morango e mamão. Entre os legumes, destaque para abóbora e berinjela. Entre as verduras, alho poró, almeirão, espinafre, aspargos, brócolis e couve de bruxelas.

Segundo a nutricionista Stéphanie Fontanari, as cores desses vegetais não são apenas bonitas aos olhos. “Quanto mais colorido o prato, mais rico ele é em vitaminas e minerais. A pigmentação de cada alimento indica a presença de nutrientes diferentes que auxiliam no funcionamento do organismo. Por isso, é importante consumir uma refeição com cores variadas”.

Ela elenca os benefícios de alguns desses vegetais típicos da primavera:

  • Berinjela: possui uma pequena quantidade de vitamina B5, que auxilia no metabolismo das proteínas, gorduras e açúcares. Nela também podem ser encontrados sais minerais como o cálcio, o fósforo e o ferro, que são fundamentais para a formação da massa óssea, contração muscular e coagulação sanguínea.
  • Abóbora: possui vitaminas do complexo B como a niacina, que apresenta importante ação no metabolismo celular. Também podem ser encontrados na abóbora o cálcio e o fósforo, que são fundamentais para a formação da massa óssea, contração muscular e coagulação sanguínea.
  • Morango: é uma fruta rica em vitamina C, que influencia no sistema imunológico. E também apresenta outros nutrientes na sua composição, como: betacaroteno, ferro, cálcio, fósforo, potássio e em menor quantidade de vitaminas A e B.
  • Abacaxi: possui significativa quantidade de vitamina C, essencial para a formação do colágeno e melhora a absorção do ferro. Rico em fibras, que auxiliam no bom funcionamento intestinal.
  • Mamão: possui grande quantidade de vitamina A e vitaminas do complexo B, que influenciam no sistema imunológico. Os nutrientes podem variar em relação à espécie. Outra substância interessante é a papaína, uma enzima encontrada na polpa do mamão, que funciona como facilitadora do processo de degradação de proteínas.
  • Brócolis: é conhecido por conter um elevado teor de cálcio, contribuindo para a formação da massa óssea. Também é um alimento com uma boa quantidade de ácido fólico (folato), importante para a formação de células sanguíneas.
  • Espinafre: excelente fonte de vitaminas A, B, C e D e de alguns minerais, como ferro, cálcio, fósforo e potássio.

Apesar da estação oferecer alguns vegetais característicos, que ganham preços mais atrativos nos mercados, é importante lembrar de manter uma alimentação equilibrada o ano inteiro, e não focar apenas nos alimentos da época. “Além das frutas, legumes e verduras, não podemos esquecer a proteína animal, encontrada nas carnes, da proteína vegetal, que encontramos nas leguminosas, e dos carboidratos complexos, que vêm dos cereais integrais”, completa Stéphanie.

Outro fator que deve ser levado em consideração é o clima, que começa a esquentar. A nutricionista dá a dica: “É importante consumir mais líquidos, que o corpo tende a perder pela transpiração, e dar prioridade a alimentos fáceis de serem digeridos, como frutas, verduras e legumes”.


Entre em forma para o verão

E se você já está pensando em entrar em forma para o verão, mas ainda não começou a se mexer, ainda dá tempo! Mas Stéphanie alerta: “O ideal é seguir uma dieta balanceada o ano todo. Dietas radicais devem ser evitadas, pois muitas vezes acabam prejudicando a saúde!”. Ela dá algumas dicas para entrar em forma de maneira saudável:

- Inclua na alimentação diária frutas, legumes, verduras e fibras;
- Substitua carboidratos refinados (brancos) por integrais;
- Evite alimentos gordurosos e açucarados;
- Prefira preparações cozidas, grelhadas e assadas;
- Use o sal com moderação para evitar a retenção hídrica;
- Consuma pouca carne vermelha e dê preferência às carnes brancas;
- Beba no mínimo 2 litros de água por dia;
- Evite o sedentarismo. Associando a alimentação saudável com a prática de atividade física, os resultados serão sempre melhores.


Fonte:

Dra. Stephanie Fontanari Moles é especialista em Nutrição Esportiva, atualmente Nutricionista Clínica na S.F. Nutrição Esportiva e Emagrecimento. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo, pós - graduada pela Universidade Gama Filho, formada Técnica em Nutrição e Dietética pela Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas e especialista em administração de empresa pela Faculdade Getúlio Vargas. Já atuou como técnica em nutrição no hospital Sírio Libanês e como Nutricionista no hospital Nove de Julho.