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Seis hábitos de ouro para manter o corpo e a mente em dia

Manter uma vida saudável é um desafio para grande parte das pessoas. Isso porque nossa saúde não engloba apenas o aspecto físico, também é preciso manter o equilíbrio emocional e mental. Mas como balancear esses elementos diante de uma rotina corrida e atribulada?

É uma tarefa difícil, mas de fundamental importância, já que parte da nossa felicidade e satisfação dependem das escolhas que fazemos diariamente. Por isso, é importante pensar sempre em vários aspectos, tais como:

  • Saúde;
  • Alimentação;
  • Qualidade do sono;
  • Atitude diante da vida;
  • Rotina de exercícios;
  • Vida profissional, metas e objetivos.

Para ajudar nessa jornada rumo ao equilíbrio e a uma vida saudável, algumas dicas podem ajudar bastante. Escolhas saudáveis diminuem o estresse diário e aumentam nossa energia:

1) Alimentação saudável - nossas escolhas alimentares refletem diretamente em nosso corpo e em nossa mente. Uma dieta saudável inclui grãos, frutas, peixes, proteínas e fibras. A quantidade de alimentos ingeridos também é importante. Especialistas orientam a não comer até ficar “cheio” ou empanturrado e parar quando se sentir saciado. Na dúvida, vale a pena esperar cinco minutos. Se o organismo estiver satisfeito, sua fome terá passado e você verá que a quantidade extra de comida era desnecessária.

2) Corpo em movimento - acredite, a vida fica mais fácil se você se mantiver ativo. Caso você não disponha de muito tempo, procure encontrar maneiras práticas de se exercitar, tais como: estacionar seu carro em um lugar um pouco mais longe do trabalho para se obrigar a caminhar e agendar reuniões fora do escritório para que todos andem até o local. Para os que não gostam de se exercitar, a dica é encontrar alguma atividade que dê prazer. Uma caminhada por um bosque bonito ou em um parque pode ser bastante agradável. Mas, lembre-se: antes de iniciar a prática de exercícios físicos, procure orientação profissional e passe por uma avaliação médica.

3) Boas noites de sono - muita gente tem problemas para dormir e não descansa o suficiente. Noites mal dormidas aceleram nosso processo de envelhecimento. Se você tem grandes problemas para dormir, é importante procurar ajuda médica. Se esse não é o seu caso, procure fazer da hora do sono uma hora sagrada: deixe os problemas de lado, relaxe o corpo e a mente. Se algum problema o aflige, anote em um papel e planeje resolvê-lo apenas quando acordar.

4) Ambiente profissional saudável - passamos boa parte do nosso tempo no trabalho. Por isso, é importante que o ambiente seja tranquilo e minimamente prazeroso. Claro, nem sempre isso é possível e nem sempre escolhemos os colegas com quem vamos nos relacionar. Algumas dicas:

  • Programar e tirar férias anuais;
  • Não levar trabalho para casa;
  • Manter o ambiente limpo, iluminado, ventilado, sem cigarros ou barulho excessivo;
  • Em momentos de tensão, fazer um relaxamento com respiração lenta e pausada.

5) Atividades de lazer - ter momentos de prazer é de fundamental importância para manter a mente equilibrada. Afinal, não podemos viver só para o trabalho. Ir ao cinema, teatro, sair para passear, ver os amigos ou dançar podem ser atividades muito importantes para o nosso equilíbrio.

6) Atitude positiva - por mais que a vida apresenta problemas, é importante manter a cabeça sempre otimista e tentar não desanimar. Estudos mostram que pensamentos positivos ajudam a manter nossa lucidez e aumentam a nossa criatividade.

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Referências

http://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/adult-health/in-depth/healthy-habits-that-boost-happiness/art-20267401

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/260_qualidade_de_vida.html

http://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/nutrition-and-healthy-eating/expert-blog/physical-activity-habits/bgp-20085745