Skip directly to content

Sinais da infecção por HPV nos homens

Você é sexualmente ativo? Então é muito provável que já tenha tido ou que terá contato com o papiloma vírus humano (HPV) em algum momento da vida. Na maioria das pessoas, o próprio organismo trata de eliminar o vírus. Mas, em outras, o HPV pode sobreviver e causar verrugas ou até o câncer.

A principal forma de contágio do HPV é por via sexual, seja por relação anal, vaginal, oral ou outros tipos de contato durante uma relação. E o principal sinal da infecção pelo vírus são verrugas genitais, que têm a aparência parecida com uma couve flor. Mas, outros sinais como caroços ou feridas no pênis, escroto, ânus, boca ou garganta também podem indicar que você está infectado pelo HPV.

Ainda não existe um teste para confirmar a infecção por HPV nos homens. O que você pode fazer para se prevenir, é ter acompanhamento médico regular com um urologista ou, assim que identificar qualquer um desses sinais, procurar um médico. 

Quais complicações o HPV pode causar?

Também não existe um tratamento específico depois de ter contraído o HPV, mas sim para os problemas de saúde causados pela infecção. Entre esses problemas, o mais sério é o câncer. Para os homens, a infecção pode gerar o câncer no pênis. E para homens e mulheres, pode causar o câncer de ânus e o câncer de orofaringe (que é a parte logo atrás da boca).

Quais são os sinais de cânceres que o HPV pode causar nos homens?

Os sinais do câncer de pênis, por exemplo, são uma mudança de cor na região ou presença de nódulo, assim como uma ferida que não cicatriza ou secreção com mal cheiro. Mas, esses sintomas podem indicar outras doenças que não são câncer. Por isso é importante o diagnóstico médico para o tratamento correto.

Os sinais do câncer de ânus são alterações nos hábitos intestinais ou presença de sangue nas fezes, ou mesmo dor na região anal, coceira, ardor, secreção incomum, feridas na região anal e incontinência fecal (dificuldade para controlar a evacuação). E o sinal do câncer da orofaringe é uma ferida que não cicatriza na região.

Conteúdo relacionado no Pfizer


Referências

https://www.cdc.gov/std/hpv/stdfact-hpv-and-men.htm
http://www.aids.gov.br/pagina/condiloma-acuminado-hpv
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/penis
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/colo_utero/definicao
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/anal https://www.hcancerbarretos.com.br/cancer-de-cabeca-e-pescoco