Skip directly to content

Sintomas de artrite e fibromialgia podem confundir

Dores, distúrbios do sono, fadiga, depressão e ansiedade. Embora os principais sintomas de artrite e fibromialgia sejam parecidos a ponto de confundir muitas pessoas, existe uma diferença fundamental entre as duas doenças: a inflamação nas articulações, que acontece apenas no caso da artrite reumatoide.

Semelhanças e diferenças ente artrite e fibromialgia

  Artrite reumatoide Fibromialgia
Causa As causas são várias: herança genética, hábito de fumar, hormônios e, possivelmente, infecções. Embora a doença possa ser controlada com tratamento, ainda não há cura. Não há uma causa definida. Mas, acredita-se que um trauma físico, psicológico ou infecção podem desencadear a doença. Ela pode ser controlada com tratamento, mas não há cura.
Como atua O sistema imunológico do portador passa a atacar os tecidos que envolvem as articulações, causando dor, inchaço e rigidez e danificando-as de forma irreversível. Os portadores têm uma sensibilidade maior para a dor. Estudos mostram que o cérebro interpreta de forma exagerada os estímulos aos músculos causando a dor.
Principais sintomas Dor - é intensa nas articulações e pode piorar e regredir. Pode até desaparecer conforme o tratamento é feito.
Distúrbios do sono e fadiga - são comuns e podem afetar a qualidade de vida.
Depressão e ansiedade - podem ser desencadeadas pela dor intensa e a limitação nos movimentos.
Dor - constante e por todo o corpo. Pode ser aliviada com tratamento, mas não desaparece.
Distúrbios do sono e fadiga - também comuns e podem afetar a qualidade de vida.
Depressão e ansiedade - a dor incessante pode levar a alterações emocionais.
Diagnóstico
 
O médico avalia inchaço, vermelhidão e temperatura das articulações. Se for necessário, pede exames de sangue e um exame de raio-x. O médico mede a sensibilidade à dor de alguns pontos do corpo. E, se necessário, pode exames para descartar outras doenças.

 

Como os sintomas de artrite e fibromialgia podem ser tratados?

Artrite reumatoide - a dor e inchaço nas articulações podem ser aliviados com a ajuda de medicação receitadas pelo reumatologista. Converse com ele sobre a possibilidade de fazer terapia ocupacional, pois isso ajuda a encontrar formas de realizar as tarefas diárias sem que as articulações sejam danificadas. Se o seu caso for mais sério, o médico pode considerar uma cirurgia para reparar os danos nas articulações e reduzir as deformidades.

Fibromialgia - pratique exercícios físicos regularmente, pois esta é uma das melhores formas de controlar as dores causadas pela condição. Além disso, eles ajudam a manter o bom humor e a boa qualidade de vida. Mas, antes de começar a praticar, converse com o médico, que também avaliará se você deve usar medicamentos. Considere ainda a possibilidade de fazer terapias alternativas (como acupuntura, massagens terapêuticas e yoga) – apesar de elas não terem benefícios cientificamente comprovados, muitos pacientes relatam melhoras.

Conteúdos relacionados no site da Pfizer

 

Referências

http://www.reumatologia.com.br/PDFs/Cartilha_artriteReumatoide.pdf - acessado em 27/09/2017;
https://www.rheumatology.org/I-Am-A/Patient-Caregiver/Diseases-Condition... - acessado em 27/09/2017;
http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/rheumatoid-arthritis/diagn... - acessado em 27/09/2017;
http://www.reumatologia.com.br/PDFs/Cartilha%20fibromialgia.pdf - acessado em 27/09/2017;
http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/fibromyalgia/diagnosis-tre... - acessado em 27/09/2017.