Skip directly to content

Guia alimentar para a saúde do seu coração

Uma alimentação com menos gordura, colesterol e também calorias é a primeira atitude para ter um coração saudável.

Orientações para uma dieta saudável:

Descubra, juntamente com o seu médico, a quantidade de calorias que você deve consumir diariamente para atingir ou manter seu peso ideal.

• Coma menos alimentos gordurosos

• Reduza o consumo de gordura para aproximadamente 30% do total de calorias consumidas diariamente

• Substitua a gordura saturada pela insaturada, limitando a gordura saturada em 8 a 10% do total de calorias diárias

• Reduza a ingestão de colesterol para 200mg diários, no máximo

• Escolha alimentos ricos em fibras, preferencialmente os carboidratos complexos

• Evite o consumo de bebidas alcoólicas


Na hora de escolher alimentos menos gordurosos, faça as seguintes perguntas: 

• A gordura é o principal ingrediente do produto? Observe o rótulo dos produtos. Evite aqueles com quantidades elevadas de gordura saturada e colesterol como ovos, banha animal ou vegetal, queijos, miúdos e manteiga. 
• Existe mais de um ingrediente gorduroso no produto? Ao ler o rótulo, se você perceber que existe uma variedade de ingredientes muito gordurosos, o produto também será bastante gorduroso. 
• O tamanho da porção é apropriado? Quando você for considerar o índice de gordura, certifique-se de que esse índice é relativo ao tamanho da porção que você irá consumir.

Comendo fora

Quando for comer fora, tenha o mesmo cuidado que você toma ao preparar suas próprias refeições.

Dieta de baixo teor de colesterol:

Seu corpo necessita de nutrientes que só uma variedade de alimentos de diferentes grupos pode proporcionar. Após determinar a dieta com o seu médico, adapte o número e o tamanho das porções para alcançar e manter um peso saudável.

Referências:

III diretrizes brasileiras sobre dislipidemias e diretriz de prevenção da aterosclerose do departamento de aterosclerose da sociedade brasileira de cardiologia. Arq bras cardiol 2001;77 (supl III):1-48

Third report of the national cholesterol education program (ncep) expert panel on detection, evaluation, and treatment of high blood cholesterol in adults (adult treatment panel III) final report. Circulation. 2002 dec 17;106(25):3143-421

As informações sobre saúde contidas neste site são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre médicos e pacientes.

Em caso de dúvidas, favor contatar o Fale Pfizer através do telefone 0800-16-7575 (de segunda a sexta-feira das 8h00 às 20h00).

"Não tome nenhum medicamento sem o conhecimento de seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde".

Todas as informações contidas neste site são destinadas ao público brasileiro.