Skip directly to content

Vacinas

Vacinação de crianças e jovens com diabete, câncer e doenças cardíacas exige atenção especial

Doenças associadas tornam o paciente pediátrico mais suscetível a doenças como a pneumonia pneumocócica

Se a vacinação é importante para todo o público infantil, alguns grupos de crianças merecem ainda mais atenção. Pacientes pediátricos com câncer, diabete ou cardiopatias, por exemplo, apresentam um risco aumentado de contrair doenças infectocontagiosas, como a pneumonia pneumocócica, na comparação com crianças saudáveis. A doença, provocada pela bactéria pneumococo, causa cerca de 1,6 milhão de mortes por ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

As crianças diabéticas

Sociedade Brasileira de Imunizações lança carteira de vacinação digital

Desenvolvido com apoio da Pfizer, aplicativo informa as vacinas indicadas para cada usuário, de crianças a idosos

Em meio à correria da vida moderna, manter a vacinação da família toda em dia pode ser um desafio.  Mas, para auxiliar nesse processo, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) acaba de lançar o aplicativo “Minhas Vacinas”, com apoio da Pfizer. A ferramenta, que foi desenvolvida para smartphones e tablets com sistemas operacionais iOS e Android, permite que o usuário crie uma carteira de vacinação digital para si e para todos os membros da família.

O aplicativo informa quais

A cada três internações por pneumonia no inverno, ocorrem duas no verão

Números do Ministério da Saúde mostram que a doença merece atenção também nos dias mais quentes, quando o uso de ar-condicionado se intensifica
 
Ainda que muita gente associe a pneumonia apenas aos períodos mais frios do ano, os dados do Ministério da Saúde sobre o fluxo de internações provocadas pela doença no País mostram que a enfermidade merece atenção em todas as estações. A cada três hospitalizações por pneumonia ocorridas no último inverno, foram registradas quase duas no verão passado.

Sociedade médica faz campanha em Brasília para prevenção da pneumonia

Além do Distrito Federal, participam da iniciativa sete Estados do País

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) promove em Brasília, no Distrito Federal, a campanha “Pneumonia pneumocócica tem vacina”, para conscientizar a população sobre os perigos dessa enfermidade e a necessidade da prevenção. A iniciativa tem apoio da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e da Pfizer.

Sociedade médica faz campanha de prevenção da pneumonia em Porto Alegre

A iniciativa envolve ações presenciais em outros sete Estados e no Distrito Federal

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) promove em Porto Alegre a campanha “Pneumonia pneumocócica tem vacina”, para conscientizar a população sobre os perigos dessa enfermidade e a necessidade da prevenção. A iniciativa tem apoio da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e da Pfizer.

Sociedade médica faz campanha em São Paulo para prevenção da pneumonia

A iniciativa envolve ações presenciais em outros sete Estados e no Distrito Federal

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) promove em São Paulo a campanha “Pneumonia pneumocócica tem vacina”, para conscientizar a população sobre os perigos dessa enfermidade e a necessidade da prevenção. A iniciativa tem apoio da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e da Pfizer.

Inverno favorece a transmissão de meningite

Infecções de origem bacteriana podem levar o paciente à morte em poucas horas, mas é possível prevenir a doença

Com a chegada do inverno, é natural a busca por ambientes fechados e protegidos do frio. Mas é justamente por causa das aglomerações que a estação mais gelada do ano favorece a transmissão de doenças infectocontagiosas importantes, entre elas a meningite1, enfermidade que pode levar à morte ou provocar sequelas neurológicas irreversíveis se não for tratada rapidamente.

Fungos, bactérias e vírus podem provocar meningite, uma infecção que promove a inflamação das membranas que