Skip directly to content

2016

Psiquiatra esclarece os 10 principais mitos e verdades sobre antidepressivos

Enquanto a OMS lança uma campanha para incentivar o debate sobre a depressão, preconceitos e desinformação desencorajam a busca por tratamento no Brasil

O Brasil é o país com o maior porcentual de indivíduos diagnosticados com depressão na América Latina, segundo os dados mais recentes sobre o tema divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Estima-se que a doença afete 5,8% da população do País, o que corresponde a 11 milhões de pessoas, quase o total de habitantes de uma cidade como São Paulo, por exemplo.

Além das articulações: doença reumática pode afetar olhos, coração e pulmões

De origem autoimune, a artrite reumatoide provoca um processo inflamatório sistêmico, comprometendo vários órgãos

Considerada uma das principais doenças reumáticas, a artrite reumatoide pode acometer mais do que as articulações do paciente. Com o passar do tempo, muitas vezes os danos se estendem a diferentes órgãos, principalmente pulmões e coração. Estima-se que 40% dos pacientes apresentem essas manifestações extra articulares em algum momento, das quais cerca de 15% são consideradas graves1.

De natureza autoimune, a artrite reumatoide provoca um processo inflamatório sistêmico, ou seja,

Pfizer anuncia vencedores de prêmio para ações inovadoras de associações de pacientes

Acabam de ser divulgados os nomes das entidades que venceram o Prêmio Pfizer Inovação Social – Artrite Reumatoide. O Grupo de Pacientes Artríticos de Petrópolis (Gruparj) conquistou o prêmio na categoria Biossimilares, ao propor a criação de um curso à distância sobre esses medicamentos para pacientes e profissionais de saúde. Já a Associação dos Reumáticos de Uberlândia e Região (Arur) venceu a categoria Advocacy, ao criar iniciativas para agilizar o processo de dispensação de medicamentos de médio e alto custo. Cada entidade receberá RS$ 50 mil para implementar os projetos.

Essa premiação

Voluntários unem esforços para revitalizar Unidade Básica de Saúde no Campo Limpo

Iniciativa faz parte da programação do Dia dos Voluntários Pfizer, que vai mobilizar mais de 500 funcionários para diversas ações sociais na cidade

Contribuir para a construção de uma cultura de voluntariado no País, doando tempo e talento em favor de iniciativas que respondam a importantes demandas sociais.

A cada três internações por pneumonia no inverno, ocorrem duas no verão

Números do Ministério da Saúde mostram que a doença merece atenção também nos dias mais quentes, quando o uso de ar-condicionado se intensifica
 
Ainda que muita gente associe a pneumonia apenas aos períodos mais frios do ano, os dados do Ministério da Saúde sobre o fluxo de internações provocadas pela doença no País mostram que a enfermidade merece atenção em todas as estações. A cada três hospitalizações por pneumonia ocorridas no último inverno, foram registradas quase duas no verão passado.

Tratar quadros de ansiedade generalizada pode prevenir episódios de depressão

Transtornos de ansiedade antecedem, sucedem ou coexistem com a depressão em até 70% dos pacientes, de acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre 1990 e 2013, o número de pessoas depressivas e ansiosas aumentou quase 50%, chegando a um número atual de cerca de 615 milhões de pessoas afetadas pelas duas doenças. Por isso, é importante avançar na compreensão da relação entre as enfermidades e adotar estratégias de tratamento que contemplem ambas as condições.

“Muitas vezes, tratar os transtornos de ansiedade é uma forma de prevenir a própria depressão", diz o psiquiatra

Depressão e vida a dois: como evitar que os sintomas desgastem a relação?

Parceiro pode auxiliar no tratamento, compreendendo que irritabilidade, falta de libido e apatia para lazer e tarefas domésticas também são sinais da doença

Picos de agressividade, bruscas alterações de humor, desinteresse sexual, desânimo para atividades de lazer, apatia diante de tarefas domésticas, desleixo e baixa autoestima. Todas essas situações, comuns no dia a dia dos pacientes com depressão, podem interferir diretamente na vida conjugal, desgastando a relação. Mas o apoio do parceiro é, justamente, um dos pilares fundamentais para a adesão do paciente ao tratamento.

Só no ano

Brasileiros querem diversão e atividade física na maturidade, aponta pesquisa

Dados inéditos do levantamento “Envelhecer Sem Vergonha” trazem os planos dos brasileiros ao chegar à velhice. Piquenique no Parque Villa-Lobos, neste domingo, atende alguns desses desejos

Estar em plena forma para aproveitar a maturidade, com disposição para fazer exercícios, manter uma vida sexual ativa, assistir a shows ao vivo, além de cantar e dançar com muita descontração. Esses sãos alguns dos principais anseios do brasileiro em relação à velhice, conforme demonstra um recorte inédito da pesquisa “Como os Brasileiros Encaram o Envelhecimento”, realizada com quase mil adultos no País.

Grande piquenique convoca gerações para um dia de diversão no Parque Villa-Lobos

Parte da campanha “Envelhecer sem Vergonha”, evento contará com shows, bloco de carnaval e karaokê

Divertir-se com a família e os amigos, estimulando a convivência entre as diferentes gerações e a troca de experiências. Esse é o objetivo de um grande piquenique que tomará conta do Parque Villa-Lobos no dia 27, a partir das 10h.  Parte da campanha Envelhecer Sem Vergonha – Qualidade de vida não tem idade, promovida pela Pfizer, o evento contará com uma programação musical variada, com apresentações de rock, jazz, MPB, marchinhas de carnaval e até karaokê.

Sociedade médica faz campanha em Brasília para prevenção da pneumonia

Além do Distrito Federal, participam da iniciativa sete Estados do País

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) promove em Brasília, no Distrito Federal, a campanha “Pneumonia pneumocócica tem vacina”, para conscientizar a população sobre os perigos dessa enfermidade e a necessidade da prevenção. A iniciativa tem apoio da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e da Pfizer.

Pages