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Guia de Vitaminas

 

Vitamina:  A (Retinol)

Encontradas em:  Óleo de fígado de bacalhau, fígado, ovo, leite e derivados, cenoura, legumes de cor verde ou alaranjada, margarina.

Funções:  Propicia o crescimento de ossos, cabelos e dentes.

Dose Diária:  1.000 ìg

Vitamina:  Ácido fólico*

Encontradas em:  Carnes, verduras escuras, cereais, feijões e batatas

Funções:  Prevenção de doenças cardiovasculares; necessário na formação de glóbulos vermelhos

Dose Diária:  200 ìg

Vitamina:  Ácido pantotênico*

Encontradas em:  Fígado, cogumelos cozidos, milho, abacate e carne de galinha, ovos, leite, vegetais, legumes e cereais de grão

Funções:  Estimula a secreção da cortisona natural que melhora artrite, reumatismo, asma, etc.; combate fadiga, depressão, insônia

Dose Diária:  4 a 7 mg

Vitamina:  Ácido para-aminobenzóico*

Encontradas em:  Levedo; germe de trigo; grãos germinados; frutas

Funções:  Previne o envelhecimento, insolações e câncer de pele. Auxilia no crescimento

Dose Diária:  -

Vitamina:  B1 (Tiamina)

Encontradas em:  Carne de porco, cereais integrais, nozes, lentilha, soja, gema de ovo, vegetais, legumes, castanha.

Funções:  Importante para o bom funcionamento dos nervos, músculos e coração; melhora a atitude mental e o raciocínio

Dose Diária:  1,5 mg

Vitamina:  B12 (Cianocobalamina)

Encontradas em:  Carnes vermelhas; ovos; leite; fígado

Funções:  Colabora na formação dos glóbulos vermelhos e na síntese do ácido nucléico; proporciona energia e mantém o sistema nervoso saudável.

Dose Diária:  2 ìg

Vitamina:  B2 (Riboflavina)

Encontradas em:  Fígado, rim, lêvedo de cerveja, espinafre, berinjela, leite e derivados, brotos, grãos, brócolis.

Funções:  Favorece o metabolismo das gorduras, açúcares e proteinas; importante para a saúde dos olhos, pele, boca e cabelos.

Dose Diária:  1,7 mg

Vitamina:  B6 (Piridoxina)

Encontradas em:  Carnes de boi e de porco, fígado, cereais integrais, batata, banana, peixe, brotos, grãos.

Funções:  Ajuda a formar hemácias e anticorpos; útil para o sistema nervoso e digestivo; permite a assimilação das proteínas e das gorduras.

Dose Diária:  2 mg

Vitamina:  Biotina *

Encontradas em:  Visceras; gema de ovo; leite; peixes; nozes

Funções:  Ajuda no tratamento preventivo contra a calvície. Alivia as dores musculares. Alivia o eczema e a dermatite.

Dose Diária:  30 a 100 ìg

Vitamina:  C (Ácido ascórbico)

Encontradas em:  Frutas cítricas, tomate, morango, repolho e batata

Funções:  Ajuda a absorção de ferro; preserva ossos, dentes, gengivas e vasos sangüíneos; ajuda o sistema imunológico; facilita cicatrização

Dose Diária:  60 mg

Vitamina:  D (Calciferol)

Encontradas em:  Óleo de fígado de peixes, leite, manteiga, gema de ovo, exposição ao sol.

Funções:  Importante na absorção do cálcio; fortalece ossos e dentes; previne o raquitismo

Dose Diária:  400 UI***

Vitamina:  E (Tocoferol)

Encontradas em:  Gérmen de trigo, nozes, óleos, gema de ovo, amendoim.

Funções:  Favorece o metabolismo muscular; necessária à formação das células sexuais.

Dose Diária:  10 mg

Vitamina:  Inositol*

Encontradas em:  Pólen; germen de trigo; levedo; laranja; alfafa germinada; nozes (oleaginosos); melão; iogurte

Funções:  Neutraliza o colesterol (obesidade, arteriosclerose); previne a calvície; efeito calmante natural

Dose Diária:  -

Vitamina:  K

Encontradas em:  Vegetais de folhas verdes (repolho verde, couve-flor, espinafre), fígado, ervilha

Funções:  Auxilia na coagulação sanguinea.

Dose Diária:  80 ìg

Vitamina:  Niacina*

Encontradas em:  Levedo, germen de trigo, farelo de arroz, gema de ovo, grãos germinados, nozes (oleaginosos), pimenta vermelha

Funções:  Essencial para uma pele saudável; protege o fígado, os tecidos nervosos e o aparelho digestivo; ajuda a regular a taxa de colesterol no sangue.

Dose Diária:  19 mg

 

* Essas substâncias embora não sejam oficialmente consideradas vitaminas, fazem parte do Complexo Vitamínico B

** Dose diária para um adulto. Pode variar conforme prescrição médica.

*** UI = Unidades internacionais



Referência:

Goodman & Gilman, As bases farmacológicas da terapêutica, 9ª edição