Skip directly to content

Sílvio Santos e Bonner envelhecem melhor do que George Clooney, aponta pesquisa

Entre as mulheres, os destaques são as atrizes Glória Pires e Fernanda Montenegro

O apresentador Sílvio Santos, de 87 anos, e o jornalista William Bonner, de 54, são os homens que melhor estão envelhecendo no País. Essa é a opinião de 78% dos participantes da pesquisa “Como os brasileiros encaram o envelhecimento - versão 2017”, realizada pelo Instituto Qualibest. Já o ator norte-americano George Clooney, de 56 anos, é mencionado por 69% dos entrevistados. 

Entre as mulheres, as personalidades mais votadas são as atrizes Glória Pires, de 54 anos, e Fernanda Montenegro, de 88 anos. Ambas foram lembradas por 76% do universo pesquisado. Em seguida surge a jornalista Glória Maria, de 58 anos declarados, mencionada por 74% das pessoas ouvidas.

A pesquisa, que envolveu 703 adultos com 18 anos ou mais de idade, de todas as regiões do País, faz parte da campanha “Envelhecer Sem Vergonha”, uma iniciativa lançada pela Pfizer em 2015, com o objetivo de convocar a sociedade para uma conversa franca e bem-humorada sobre o tema.  Naquela ocasião, quando foi lançada a primeira edição da pesquisa, o apresentador Sílvio Santos e a atriz Fernanda Montenegro já apareciam como as celebridades que melhor atravessam o processo do amadurecimento.

Legado das personalidades para a juventude

A pesquisa também apurou quais são as personalidades que estão deixando o legado mais significativo para os jovens. Entre os homens, os dois nomes mais votados estão relacionados ao universo da tecnologia. São eles: o presidente da Microsoft, Bill Gates, mencionado por 47% dos entrevistados por ter trazido novos conhecimentos para as novas gerações, seguido pelo criador do Facebook, Mark Zuckerberg, citado por 35% do universo pesquisado por ter rompido barreiras culturais e sociais.

No caso das mulheres, as mais lembradas se destacam pelo engajamento social. A primeira da lista é a ativista Maria da Penha. Para 22% dos entrevistados, ela mostrou que é possível enfrentar o medo em sua trajetória contra a violência doméstica, o que resultou na criação da lei que leva o seu nome.  Em seguida aparece a atriz britânica Emma Watson, com 16% das menções, como um exemplo de determinação para as novas gerações. Entre as brasileiras também se destaca a atriz Taís Araújo, identificada pelos entrevistados como alguém que está deixando uma importante contribuição por desfazer estereótipos. 

Três jogadores de futebol, de diferentes gerações, também aparecem no ranking. O craque Neymar foi eleito por 17% do público por ser um símbolo de determinação para as novas gerações. Ao superar barreiras sociais e culturais, Pelé também foi lembrado por 13% dos brasileiros. Já a jogadora Marta recebeu 11% dos votos, por ter quebrado estereótipos.

Assunto relacionado: 
Year: