Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Rim

Representação digital de vírus atacando os rins

DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE RIM1

Entre os exames que podem identificar um tumor renal estão o raio-X, ultrassonografia, ressonância magnética ou tomografia computadorizada. Após os exames de imagem, se for encontrado um tumor, é possível que o médico peça uma biópsia para determinar o tipo e se é maligno ou benigno. Além disto, exames clínicos, como o de sangue e de urina, podem mostrar algumas irregularidades no organismo causadas pela doença.

TRATAMENTO DO CÂNCER DE RIM2

Terapia alvo - também chamada de terapia alvo molecular, é um dos tratamentos de câncer mais modernos. Ela utiliza medicamentos que impedem que o tumor cresça e que as células cancerígenas se espalhem, além de evitar a formação de novos vasos sanguíneos que "alimentem" o tumor.

Ablação tumoral - existem três tipos. Na ablação por radiofrequência, uma sonda emite ondas de rádio de alta frequência para destruir as células cancerígenas. Na criocirurgia o método é o congelamento dessas células. Ambos os procedimentos são indicados para tumores menores. Há também a ablação por etanol, que injeta uma quantidade concentrada de álcool no tumor.

Radioterapia - geralmente, este método é escolhido quando o paciente não pode passar por uma cirurgia ou a doença se espalhou (metástase).

Cirurgia de remoção do câncer nos rins - existem três tipos de cirurgia para remoção dos tumores dos rins de acordo com o caso. Na nefrectomia parcial, é feita a retirada da parte do rim afetada pelo tumor. Na nefrectomia total, o rim com tumor é totalmente retirado. E na laparoscopia, que é um método menos invasivo, só o tumor é retirado.

Todo conteúdo expressado não substitui a consulta médica. Busque sempre o diagnóstico.

Referências:

  1. Disponível em: https://www.cancer.org/cancer/kidney-cancer/detection-diagnosis-staging/how-diagnosed.html . Acessado em 20/05/20
  2. Disponível em: https://www.cancer.org/cancer/kidney-cancer/treating.html .Acessado em 20/05/20

 

Siga-nos nas redes sociais: Ícone InstagramÍcone Facebook

Voltar à Página Principal

 

PP-PFE-BRA-2699