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Conheça 7 bons alimentos para artrite reumatoide

A artrite reumatoide (AR) é uma doença crônica que atinge cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil e pode levar à incapacitação. Além do tratamento médico, a alimentação também é importante para manter os sinais e sintomas da AR sob controle. Continue a leitura para saber quais são os bons alimentos para artrite reumatoide.

Uma boa alimentação pode diminuir as dores da artrite reumatoide

1. Frutas vermelhas - a cor vibrante dessas frutas é dada pela antocianina, uma substância que é fonte de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Alguns exemplos são cereja, morango, romã e goiaba.

2. Abacate - é rico em luteína, substância que combate a ação de radicais livres. Em excesso, eles podem contribuir para o desenvolvimento de doenças como a artrite reumatoide. Além disso, a vitamina E, um micronutriente que tem efeito anti-inflamatório, também está presente no alimento.

3. Verduras verde escuro - brócolis, espinafre, couve e acelga são fontes de antioxidantes, como a vitaminas A, C e K. Por serem ricas em cálcio, agem também na proteção dos ossos.

4. Azeite de oliva - rico em gorduras monoinsaturadas, contém compostos ativos que estão associados à redução dos danos articulares causados pela artrite reumatoide.

5. Oleaginosas - como possuem gorduras de boa qualidade, elas auxiliam na proteção das juntas. Uma a duas colheres de sopa por dia é o suficiente. Alguns exemplos de oleaginosas: amêndoas, nozes, pistache, linhaça e chia.

6. Cebola, alho e pimenta - a quercetina, antioxidante que age no alívio das inflamações é encontrada no alho e na cebola. Já as pimentas, são ótimas fontes de vitamina C.

7. Peixes - o Ômega-3 age nas células que regulam o sistema imunológico e possuem forte ação anti-inflamatória. As melhores fontes da substância são os peixes de águas frias, como atum, sardinha, cavalinha, truta e anchova.

Piores alimentos para artrite reumatoide

Se existem bons alimentos para artrite reumatoide, também existem os que podem prejudicar, pois são capazes de piorar a inflamação causada pela doença. Veja quais são os alimentos que você deve evitar:

Sal e açúcar - quando consumidos em excesso, podem aumentar a intensidade da dor nas pessoas com AR.

Gordura saturada - presente em produtos industrializados, carne vermelha e laticínios integrais, agravam o processo inflamatório da doença.

Bebidas alcoólicas - o exagero no consumo pode prejudicar a recuperação, principalmente em quem faz tratamento medicamentoso.

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Referências

https://www.arthritis.org/living-with-arthritis/arthritis-diet/best-foods-for-arthritis/best-fruits-for-arthritis.php - acessado em 20/04/2018

https://www.arthritis.org/living-with-arthritis/arthritis-diet/foods-to-avoid-limit/ - acessado em 20/04/2018

https://www.reumatologia.org.br/doencas/principais-doencas/artrite-reumatoide/ - 20/04/2018

http://reumatologiapr.com.br/artrite-reumatoide-pode-comprometer-varios-orgaos/ - acessado em 23/04/2018