Skip directly to content

Apoio psicossocial é fundamental no câncer de mama metastático

Quando o câncer de mama entra em metástase, significa que a paciente apresenta células tumorais em outras regiões do corpo além dos seios, exigindo maior dedicação ao tratamento. Por isso que é importante a ação de uma rede de apoio às pessoas que recebem o diagnóstico de metástase. O apoio psicossocial deve contar com a ajuda de familiares e amigos, da equipe médica e de psicólogos que atuem para a melhora da qualidade de vida de pacientes. Continue a leitura para entender o tipo de apoio que é necessário.

Como as pessoas próximas podem apoiar no câncer de mama metastático?

O apoio de pessoas próximas é fundamental para que a paciente se sinta amparada para enfrentar essa nova fase da doença. Mais do que nunca, ela precisa ter o pé no chão para fazer as escolhas certas no enfrentamento do câncer de mama metastático. Confira formas simples e efetivas de apoiá-la:

  • Ajude nas tarefas diárias - mostre apoio assumindo tarefas diárias que pertenciam à paciente.
  • Ajude nas mudanças da rotina - é preciso que o dia a dia seja adaptado às novas necessidades da mulher com metástase;
  • Proporcione bons momentos - promova e valorize os momentos de convívio com as pessoas queridas da paciente.
  • Tenha compreensão e paciência - o apoio incondicional faz toda diferença, é importante que as pessoas que convivem com a paciente tenham compreensão e paciência.

Importância de grupos de apoio no câncer de mama metastático

Além do suporte da família e das pessoas próximas, os grupos de apoio podem dar uma ajuda valiosa. Eles são responsáveis por unir toda a base psicossocial necessária que vai auxiliar nos próximos passos do diagnóstico. Saiba como esses grupos podem ajudar:

Novas experiências - além de serem recebidas por profissionais, as mulheres contam com o apoio de outras pacientes que já estiveram ou estão na mesma situação. Isto ajuda a diminuir a sensação de solidão e incompreensão.

Mudança de atitude - incentivar a paciente na mudança para um novo estilo de vida é outra função importante dentro dos grupos de apoio. Mudar a forma com que a mulher encara o câncer de mama metastático é essencial na busca por uma melhor qualidade de vida.

Troca de informações - dentro dos grupos, as informações e experiências são compartilhadas o tempo todo, o que ajuda a paciente a conviver com a doença e no tratamento necessário para que ela tenha a melhor qualidade de vida possível.

Conteúdos relacionados no site da Pfizer

 

Referências

http://www.inca.gov.br/wcm/outubro-rosa/2015/cancer-de-mama.asp - acessado em 18/04/2018
http://www.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama - acessado em 18/04/2018
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/apoio-psicossocial/6260/826/ - acessado em 18/04/2018