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O glúten faz mal à saúde ou não?

Todo dia surgem dietas milagrosas que, quase imediatamente, conquistam milhares de adeptos. Uma das que causam mais dúvidas e controvérsias é a que restringe o consumo de glúten no dia a dia. Afinal, é verdade que o glúten faz mal à saúde? Uma dieta restrita, totalmente gluten free, vai ajudar você a perder peso de verdade? Continue a leitura para entender melhor o que é o glúten e descobrir se é ou não necessário retirá-lo da sua alimentação.

É verdade que o glúten faz mal à saúde?

Não. O glúten não faz mal à saúde. Não há qualquer pesquisa, estudo ou mesmo testes científicos conclusivos que indiquem que o glúten – elemento encontrado em cereais como trigo, cevada e centeio – prejudique o desenvolvimento ou funcionamento do organismo de indivíduos normais e saudáveis.

Quando consumido de maneira correta e equilibrada, o glúten, ao chegar ao intestino delgado, ajuda na proliferação e renovação das bactérias “do bem”, que auxiliam na digestão alimentar.

Quando é necessário adotar uma dieta restritiva de glúten?

A dieta restritiva, ou seja, que elimina totalmente o glúten da alimentação, só é necessária para quem apresenta algum tipo de reação ao seu consumo, tais como: pessoas com doença celíaca (DC) ou pessoas com intolerância ao glúten.

Não comer alimentos com glúten emagrece?

Não há dados que comprovem que uma pessoa que deixe de ingerir alimentos com glúten tenha perda de peso considerável, incluindo os pacientes celíacos.

Quais os principais alimentos do dia a dia que contém glúten?

  • Trigo e todos os seus derivados;
  • Centeio e derivados;
  • Cevada e derivados;
  • Sorvetes industrializados;
  • Embutidos;
  • Molhos para salada;
  • Aveia.

Se você tem doença celíaca, é essencial ler atentamente os rótulos nas embalagens dos alimentos antes de comprá-los. Além disso, antes de comer qualquer coisa fora de casa, se informe sobre os ingredientes do que escolher.

Para quem quer perder peso ou simplesmente deseja ter uma reeducação alimentar, é importante, sempre, procurar orientação de um profissional. Um médico de sua confiança poderá solicitar exames de rotina para avaliar como anda a sua saúde e, em conjunto com um nutricionista, montar uma dieta equilibrada de acordo com as suas necessidades.

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Referências

http://sban.cloudpainel.com.br/source/DeclaraAAo-de-Posicionamento-da-Sociedade-Brasileira-de-AlimentaAAo-e-NutriAAo-sobre-Dieta-sem-GlAten_1.pdf - acessado em 21/02/18

http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2016/fevereiro/05/Doen--a-Cel--aca---PCDT-Formatado---port1449-2015.pdf - acessado em 21/02/18

http://www.fenacelbra.com.br/fenacelbra/doenca-celiaca-e-sensibilidade-ao-gluten-o-que-sabemos-sobre-isso/ - acessado em 21/02/18