Skip directly to content

Tire suas dúvidas sobre a vacina de febre amarela em crianças

A vacina de febre amarela é a maneira mais eficaz de prevenir a doença, que pode ser fatal. Porém, existem algumas contraindicações e reações à imunização. Continue a leitura para saber mais sobre a vacina de febre amarela em crianças.

1. Quantos anos a criança precisa ter para tomar a vacina da febre amarela?
Crianças antes dos seis meses de vida não devem ser vacinadas. Entre os seis e nove meses, a vacinação depende de uma indicação médica. Entre nove meses e dois anos de idade, as crianças devem tomar a dose padrão e as crianças acima dos dois anos devem tomar a dose fracionada da vacina.

2. Existe contraindicação da vacina da febre amarela?
Sim, crianças com alergia grave à proteína do ovo não podem tomar a vacina da febre amarela. Além disso, crianças com baixa eficiência do sistema imunológico, ou imunossupressão, seja por doenças como HIV, tratamento com corticoides, quimioterapia, radioterapia ou imunomoduladores também não podem ser vacinadas.

3. Qual a diferença entre a dose fracionada e a dose padrão?
A diferença está na dosagem aplicada e no tempo de proteção de cada uma. Na dose padrão são aplicados 0,5ml da vacina, que oferece proteção contra a doença para a vida toda. Já na dose fracionada é aplicado 0,1ml, que oferece proteção por oito anos contra a febre amarela.

4. A criança pode ter uma reação adversa à vacina?
Sim, entre as reações adversas da vacina de febre amarela estão dores de cabeça, dores musculares e febre. Em casos mais raros, a criança pode apresentar hipersensibilidade e doença pelo vírus da vacina.

Sintomas da febre amarela

A febre amarela tem este nome devido a um dos sintomas que surge em casos mais graves, quando os pacientes apresentam uma tonalidade amarelada na pele e nos olhos. Além disso, a febre amarela também possui diversos outros sinais e sintomas. Veja, alguns deles:

  • Febre;
  • Calafrios;
  • Dores de cabeça e no corpo;
  • Náusea e vômito;
  • Hemorragia, principalmente no trato gastrointestinal.

Se você tiver um ou mais desses sinais e sintomas, não quer dizer que você está com febre amarela necessariamente. Mas sim que deve procurar um médico o quanto antes para que ele possa diagnosticar e indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Conteúdos relacionados no site da Pfizer


Referências

http://www.hospitalinfantilsabara.org.br/vacina-da-febre-amarela-para-criancas/ - acessado em 18/04/18

http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/febre-amarela-sintomas-transmissao-e-prevencao - acessado em 18/04/18
 
http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs100/pt/ - acessado em 18/04/2018

https://www.ufrgs.br/telessauders/perguntas/contraindicacao-febre-amarela/ - acessado em 18/04/2018