Nestlé Materna: com nova fórmula, suplemento reúne nutrientes essenciais para grávidas

O produto, relançado em parceria com a Pfizer, tem tecnologia inovadora e composição baseada nas necessidades nutricionais indicadas pela Anvisa

Manter uma nutrição saudável é importante em todas as fases da vida, mas na gravidez, um período de intensa atividade fisiológica e de mudanças metabólicas, marcado por um aumento das necessidades nutricionais, essa medida de saúde deve ser observada com mais cuidado. Nem sempre, porém, as quantidades adequadas de todos os nutrientes necessários ao pleno desenvolvimento de um bebê podem ser ofertadas à mãe apenas por meio da alimentação. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda, por exemplo, que as gestantes adotem a suplementação diária de ácido fólico, como forma de prevenir malformações neurológicas no feto, e também de ferro¹. Esses são alguns dos 22 nutrientes que compõem o suplemento vitamínico Nestlé Materna, que foi reformulado e neste ano chegou ao Brasil como relançamento de Materna, que estava no mercado nacional desde 1991.  

O relançamento do produto faz parte de uma parceria estabelecida entre Pfizer e Nestlé, na qual a companhia farmacêutica é responsável pela promoção e comercialização do suplemento. Nestlé Materna se diferencia de seu antecessor por ter a sua formulação ajustada à Ingestão Diária Recomendada (IDR) para gestantes, preconizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).  O IDR é o índice nutricional diário recomendado, ou seja, uma tabela com a quantidade ideal de proteínas, vitaminas e minerais que um indivíduo saudável deve consumir. Existe um IDR especifico para cada fase da vida, inclusive para a gestação, já que, nesse período há um aumento das necessidades nutricionais da mulher.  A importância do ferro e do ácido fólico, assim como da oferta de outros nutrientes essenciais durante a gravidez, como as vitaminas B12, D, A, K, também se destaca no Caderno de Atenção ao Pré-natal de Baixo Risco, do Ministério da Saúde. 

Nova tecnologia

O suplemento Nestlé Materna também apresenta uma nova tecnologia de comprimidos de três camadas2, que foi desenvolvida especialmente para que a liberação dos nutrientes ocorra de forma controlada no organismo materno, facilitando sua absorção e digestão. 

A campanha

A chegada de Nestlé Materna ao País também é marcada pela campanha digital Bem Cuidada com Nestlé Materna, que tem o objetivo de valorizar o olhar voltado também para a mulher e suas necessidades no período da gestação. “O bebê passa a ser a prioridade da família quando ele ainda está no ventre materno. Todo mundo pergunta se o nome da criança já foi escolhido, como será o parto, e outras questões ligadas à criança. E a mãe? Quem cuida dessa mulher em uma fase na qual ela é tão exigida fisicamente e emocionalmente? É preciso ter empatia com a mulher nesse momento”, diz o diretor médico da Pfizer, Eurico Correia. 

Na internet, a objetivo da ação é incentivar o cuidado com o bem-estar materno. Vale um sono reparador, formas de controlar a ansiedade ou de diminuir o inchaço, assim como o incentivo à nutrição adequada, para que o corpo materno esteja integralmente preparado para a importante missão de gerar uma vida. Essa mensagem tem sido propagada por diferentes influenciadoras do segmento materno-infantil que já participaram desta causa, entre elas a apresentadora Patrícia Abravanel e a youtuber Fabiana Justus, ambas gestantes. 


Referências

1 WHO. Recomendações da OMS sobre cuidados pré-natais para uma experiência positiva na gravidez. Acesso em novembro de 2018, documento disponível em: http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/250800/WHO-RHR-16.12-por.pdf;jsessionid=A81BF205046A177237416CFE4C05CA1D?sequence=2

2 WATTS, David L. Nutrient interrelationships: minerals, vitamins, endocrines. Journal of Orthomolecular Medicine. 5.1 (1990): 11-19.