Como lidar com a quarentena em tempos de coronavírus

Mãe sentada no sofá com dois filhos brincando entre eles

À medida que o surto global de covid-19 continua a se espalhar, as autoridades de saúde pública têm convocado as populações a adotarem o distanciamento social, isolamento e até mesmo a quarentena. Mas o que exatamente são essas medidas e por que isso pode ser importante?

O que é distanciamento social, isolamento e quarentena?

O distanciamento social é simplesmente aumentar o espaço físico entre as pessoas para ajudar a reduzir a propagação de uma doença infecciosa. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (sigla em inglês CDC) recomendam que o distanciamento social de todas as idades ajude a desacelerar a propagação do covid-19 e a proteger quem está nos grupos de risco. O distanciamento social inclui evitar reuniões em locais como escolas, serviços religiosos, eventos esportivos etc.

Além da lavagem frequente das mãos, para evitar a propagação da doença, recomenda-se que as pessoas fiquem pelo menos 1 metro e meio afastadas das demais. Isso acontece porque as gotículas da tosse ou espirro de uma pessoa podem conter o vírus. Se você estiver muito próximo de uma pessoa infectada, poderá inalar essas gotículas, incluindo o vírus covid-19. Manter o distanciamento social ajuda a reduzir as chances de pegar a infecção.

Já o isolamento está em impedir que pessoas doentes espalhem a infecção, enquanto a quarentena é para aqueles que podem ter sido expostos e correm o risco de contrair o coronavírus. Podem soar como ações excessivas, mas essas são as melhores chances de diminuir a propagação do covid-19.

Dicas para se manter saudável e conectado

Embora essas táticas sejam necessárias durante a pandemia, algumas pessoas podem experimentar sentimentos como medo, ansiedade, depressão ou solidão. Para garantir o bem-estar físico e mental, veja algumas dicas que podem ajudar você a se manter positivo/positva e saudável.

  • Crie uma rotina: isso pode ajudar a trazer ordem e propósito às tarefas diárias. Certifique-se de incluir atividades como exercício, alimentação saudável, meditação e outros passatempos saudáveis.
  • Mantenha o contato: telefone ou faça chamadas de vídeo para amigos e família durante o isolamento social. Estar com pessoas, mesmo que virtualmente, pode ajudar a aliviar sentimentos tristes ou ansiosos.
  • Fique online: as mídias sociais podem facilitar a conexão com velhos amigos ou fazer novos. Pesquisas mostram que ter muitos amigos em sua rede social pode fazer você sentir-se mais apoiado/apoiada e diminuir o estresse.
  • Aprenda algo novo: ache algum assunto de interesse ou habilidade de interesse, como um novo idioma ou culinária possa ser ensinada por amigos e familiares por meio de videochamadas. 
  • Mantenha o pensamento positivo: converse sobre seus sentimentos com os entes queridos, faça uma lista diária de motivos para se sentir grato/grata e pratique atividades de atenção e relaxamento. 


Referências

https://www.hopkinsmedicine.org/health/conditions-and-diseases/coronavirus/coronavirus-social-distancing-and-self-quarantine. Acessado em 23/03/2020.

https://www.cdc.gov/mmwr/volumes/69/wr/mm6912e2.htm?s_cid=mm6912e2_w. Acessado em 23/03/2020.

https://store.samhsa.gov/sites/default/files/d7/priv/sma14-4894.pdf. Acessado em 23/03/2020.

https://directorsblog.nih.gov/2020/03/19/to-beat-covid-19-social-distancing-is-a-must/. Acessado em 23/03/2020.

https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public. Acessado em 23/03/2020.

https://www.apa.org/practice/programs/dmhi/research-information/social-distancing. Acessado em 23/03/2020.

https://www.liebertpub.com/doi/pdf/10.1089/cyber.2012.0521. Acessado em 23/03/2020.

https://www.psychologytoday.com/us/blog/conscious-communication/202003/maintaining-relationships-while-practicing-social-distancing. Acessado em 23/03/2020.
 

 

 

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