Covid-19 - Comunicado aos Médicos, Enfermeiros, Farmacêuticos e outros Profissionais de Saúde

Como parceiros essenciais e valiosos para saúde no Brasil, gostaríamos de nos conectar com vocês durante este momento sem precedentes para compartilhar nossa abordagem em relação à pandemia de covid-19 e as mudanças que estamos fazendo para melhor atender às necessidades de vocês, dos pacientes e de seus familiares. 

A Pfizer está tomando as providências necessárias para garantir o suprimento de medicamentos e ajudar a conter a disseminação desta doença, desenvolvendo terapias antivirais e, por meio de uma parceria, estudando uma possível vacina contra a covid-19. 

Também anunciamos recentemente uma doação de US$ 40 milhões para atender às necessidades urgentes de parceiros norte-americanos e internacionais que se encontram nas linhas de frente da pandemia. A doação combinada inclui subsídios assistenciais médicos e monetários da Pfizer Inc. e da Fundação Pfizer em apoio aos trabalhos de combate tanto nos Estados Unidos, onde fica a sede da companhia, quanto em outros países em todo o mundo. 

Como estamos nos conectando com vocês 

Vocês já devem ter percebido que estamos adaptando a maneira com que nos conectamos com vocês. Somos muito conscientes do impacto que a atual situação tem em suas rotinas e na vida dos seus pacientes. Por respeito à sobrecarga de trabalho extraordinária durante este período e, para garantir a saúde e a segurança de nossos colegas e suas comunidades, tomamos a decisão de interromper temporariamente todas as interações presenciais de nossos colegas que tratam diretamente com os clientes, ou seja, nossa Força de Vendas e MSLs (Medical Science Liaison). Durante este tempo, usaremos ferramentas virtuais sempre que possível e que também lhes serão disponibilizadas para garantir que continuem tendo acesso às informações e recursos necessários.  

Como estamos lidando com a pandemia

Todos nós podemos desempenhar papéis importantes na luta contra a covid-19. Conforme destacado no Plano de Cinco Medidas da Pfizer e anunciado em uma atualização sobre nosso progresso na batalha contra a pandemia global de covid-19, estamos tomando medidas que visam acelerar o desenvolvimento de terapias para o tratamento da doença e de vacinas para proteger a população contra este vírus, além de melhorar os trabalhos de combate a futuras crises de saúde globais. Criamos uma equipe tática especial composta por virologistas, biólogos, químicos, médicos, epidemiologistas, especialistas em vacina, farmacêuticos e outros importantes especialistas da Pfizer para se concentrar exclusivamente nesta pandemia. Também firmamos uma parceria com a BioNTech para acelerar o desenvolvimento de seu programa para uma possível vacina de mRNA pioneira em sua classe contra a covid-19, a BNT162, que tem o início dos testes clínicos programado para o final de abril de 2020.  

Como estamos garantindo o suprimento de nossos medicamentos

A Pfizer monitora diligentemente o suprimento de seus medicamentos. Nossos profissionais de produção e cadeia de suprimentos têm trabalhado ininterruptamente para garantir que os produtos continuem disponíveis para os pacientes.

Identificamos uma lista de medicamentos que são essenciais para o tratamento de comorbidades ou complicações eventualmente associadas à covid-19. Para muitos desses medicamentos essenciais temos grandes estoques. No entanto, para alguns, o súbito aumento na demanda está limitando nossa capacidade de satisfazer plenamente os pedidos dos clientes em curto prazo. Estamos tomando todas as medidas necessárias para avançar os pedidos de materiais adicionais, aumentar nossa produção, enviar os pedidos para os clientes, principalmente para aqueles em áreas mais afetadas, e alocar os pedidos de forma a garantir a distribuição mais adequada.

Como estamos atendendo às necessidades dos pacientes

A Pfizer reconhece a tensão que a pandemia de covid-19 está exercendo nos pacientes e profissionais de saúde em todo o mundo. Estamos trabalhando com governantes, ONGs internacionais e outras organizações sem fins lucrativos para combater esta pandemia por meio da doação de medicamentos e vacinas muito necessários, e trabalhando para apoiar os trabalhadores da linha de frente de saúde.

A companhia realizou no Brasil um apoio financeiro aos esforços da ONG Expedicionários da Saúde, que estabeleceu um hospital de campanha para assistência básica de saúde para prestar apoio à população da região de Campinas e arredores. A entidade também está finalizando a montagem de uma estrutura de semi-UTIs que irá apoiar os casos mais críticos da região.

Como estamos atuando na linha de frente

Em reconhecimento às demandas inéditas que a pandemia de covid-19 tem imposto aos sistemas de saúde de todo o mundo, a Pfizer criou um Programa de Serviço Médico que permite que os profissionais de saúde que trabalham na empresa participem de trabalhos de atendimento e tratamento desses pacientes.

Como estamos nos mantendo informados e olhando para o futuro

Estamos constantemente avaliando como auxiliá-los da melhor forma e entregar nossos medicamentos aos pacientes que precisam deles. Continuaremos monitorando todas as informações disponíveis sobre a covid-19 para garantir o suprimento contínuo de nossos importantes medicamentos. Estamos regularmente atualizando nossas informações sobre a covid-19 e sobre como estamos reagindo à evolução dos fatos relacionados à doença. 

Recomendamos que acessem nosso site https://www.pfizer.com/health/coronavirus/how-pfizer-is-responding para informações atualizadas. 

Temos o compromisso de assegurar a saúde e segurança pública. Vocês e seus pacientes são de suma importância para nós. Esperamos poder continuar trabalhando juntos e, assim, vencer esta situação desafiadora.

 

Mace L. Rothenberg, MD                    Márjori Dulcine
Diretor Médico Geral - Pfizer Inc.         Diretora Médica Pfizer Brasil 
 

 

PP-PFE-BRA-2577