Janeiro Branco – um convite a priorizar a saúde mental em 2021

logo da campanha Janeiro Branco

Janeiro Branco é uma campanha criada com o objetivo de alertar a população para a necessidade de cuidar da saúde mental e fazer mudanças para prevenir e/ou tratar de doenças que afetam o bem-estar emocional, como a depressão, transtorno de ansiedade, transtornos de personalidade, entre outras. A data foi idealizada em janeiro pela simbologia do recomeço, representada pelo início do ano. Espera-se que, junto com as reflexões e criação de metas próprias da época, as pessoas aproveitem para tomar decisões em prol da saúde mental, como buscar ajuda profissional, por exemplo.

Saúde mental do brasileiro é um problema coletivo

Em 2020, o Brasil se consolidou o país mais ansioso do mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), quase 20 milhões de brasileiros sofrem de ansiedade, o que engloba também o transtorno obsessivo-compulsivo, fobias, estresse pós-traumático e ataques de pânico. Já a depressão atinge cerca de 12 milhões de pessoas no país, que ocupa o segundo lugar no ranking global.

Uma pesquisa do Ministério da Saúde revelou que esse quadro pode se agravar com o cenário de pandemia que ainda vivemos. Entre os participantes do estudo - em meio ao isolamento social, enfrentamento do luto e insegurança quanto aos próximos meses – 74% apresentaram ansiedade; 34,8% transtorno de estresse pós-traumático; 28,8% depressão moderada; e 12,3% depressão grave. No entanto, apenas 29,33% dessas pessoas procuraram ajuda profissional para lidar com o sofrimento emocional.

Os dados mostram que os problemas de saúde mental no Brasil são uma questão de saúde pública tão sérios quanto outras doenças crônicas que causam sinais e sintomas físicos. Por isso, além do bem-estar emocional ser levado a sério individualmente, a sociedade como um todo deve se envolver neste cuidado. Alguns exemplos de ações:

  • Promoção de políticas públicas de saúde mental;
  • Iniciativas de empresas para incentivar um ambiente corporativo saudável;
  • Criação de campanhas culturais voltadas à necessidade do cuidado emocional;

Coloque seu bem-estar emocional em prioridade em 2021

Aderindo à campanha Janeiro Branco, a Upjohn - Uma divisão Pfizer lançou materiais para apoiar a decisão de quem quer começar o ano cuidando da mente, criando novos hábitos saudáveis e, claro, buscando ajuda profissional. 

Checklists de objetivos e metas 2021 - são calendários com uma série de atividades para todos os gostos que inspiram a criar novos hábitos, experimentar novidades e encaixar práticas de autocuidado na rotina. Que tal começar esse desafio? Você pode fazer o download dos checklists abaixo:

 

Guia de Saúde Mental Pós-Pandemia no Brasil - lançado no final do último ano, o guia aborda os impactos da pandemia, isolamento social e luto sobre grupos de todas as faixas etárias, além de profissionais da saúde e pessoas que apresentam algum tipo de transtorno psíquico. O material também traz perspectivas sobre o novo normal e a importância de boas práticas para manter a saúde mental, que repercutirá durante todo o ano de 2021. Você pode fazer o download do guia no site www.guiasaudemental.com.br.

 

Referências

 

 

PP-PRQ-BRA-0560