Skip directly to content

Projeto Vale Sonhar

PROJETO VALE SONHAR


O projeto Vale Sonhar tem como foco incentivar os jovens a identificarem seus sonhos e desenharem seus projetos de vida. O objetivo é fazê-los perceber o impacto de uma gravidez na vida de uma pessoa e então sentirem-se motivados a praticar sexo seguro. 

A gravidez na adolescência é um dos principais desafios relacionados à pobreza. Segundo dados do Ministério da Saúde, 22% dos bebês nascidos vivos no Brasil são filhos de meninas entre 10 e 20 anos. Em regiões mais pobres, como o Vale do Ribeira, esse número já chegou a 27%. 

Por meio de oficinas realizadas em sala de aula, os adolescentes podem planejar seu futuro e aprendem a identificar as práticas sexuais de risco, o funcionamento dos métodos contraceptivos no organismo e sua correta utilização. 

Vale Sonhar foi criado em 2004, em parceria com o Instituto Kaplan, associação de educação e assistência social. Um projeto piloto, aplicado na região do Vale do Ribeira, contribuiu para a redução de 92% no número de gravidez na adolescência nas escolas beneficiadas. 

Em 2007, o projeto foi aprovado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo como uma das atividades da disciplina de Biologia das turmas da 1ª série do Ensino Médio, com o tema Gravidez na Adolescência. Para isso, professores, dirigentes de órgãos públicos de ensino e líderes da comunidade atendida recebem capacitação em sexualidade e prevenção de gravidez na adolescência. 

Como forma de trabalhar o assunto com os alunos, as escolas recebem o jogo Vale Sonhar, desenvolvido especialmente para dar continuidade, de forma lúdica e instrutiva, às atividades de educação para o sexo seguro.