COMO SE PREPARAR PARA UMA CONSULTA?
Com a confirmação do diagnóstico de retocolite ulcerativa, o seu médico conversará com você para iniciar o tratamento terapêutico, definindo metas a serem alcançadas para garantir a sua qualidade de vida.
Esse momento pode ser uma explosão de informações para você e quem mais estiver te acompanhando na consulta, por isso é importante se preparar para aproveitar ao máximo a conversa com seu médico e sair de lá sem nenhuma dúvida.
Sugerimos que você liste as principais dúvidas que tem sobre a retocolite ulcerativa, o tratamento e as adequações que podem ser necessárias em suas atividades diárias.
Abaixo algumas perguntas que a Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doenças de Crohn (ABCD) recomenda que você faça:1
- Pode ser que alguma outra doença, além da minha doença atual, seja a causa dos meus sintomas?
- Que exames preciso fazer para determinar a causa do meu problema?
- Devo fazer esses exames durante uma recaída ou de forma rotineira?
- Que partes do meu trato gastrointestinal estão afetadas?
- Como posso saber se o meu medicamento precisa ser modificado?
- Quanto tempo vai levar para ver alguma resposta e saber que medicamento é certo para mim?
- Quais são os efeitos adversos do medicamento?
- O que devo fazer se os sentir?
- O que devo fazer se os sintomas voltarem?
- Quais sintomas são considerados uma emergência?
- Se eu não puder me consultar imediatamente, há um remédio opcional que posso comprar sem receita médica e que substitua o remédio receitado? Qual?
- Devo mudar a minha dieta ou tomar suplementos dietéticos? Pode me recomendar um nutricionista ou um suplemento dietético específico?
- Preciso mudar o meu estilo de vida?
- Quando devo voltar para uma consulta de controle?
REFERÊNCIAS
- Viver com Colite Ulcerativa. Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn. Disponível em: https://abcd.org.br/wp-content/uploads/2017/06/Folheto-Viver-com-Retocolite-Ulcerativa.pdf Consultado em 30 Nov. 2021
PP-XEL-BRA-0534