Dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que se mantém no país a tendência de envelhecimento da população. Hoje, o número de idosos já ultrapassa em 6 milhões o número de crianças com idade entre 0 e 9 anos, chegando 32,9 milhões. E esse número deve continuar aumentando. Ainda segundo o IBGE, em 2060, uma a cada quatro pessoas terão mais de 65 anos. Apesar dessa estimativa, a população ainda tem muito preconceito e medo de envelhecer. Por isso, é importante conhecer alguns mitos e verdades sobre envelhecimento e saber que é possível envelhecer com saúde.
MITO. É cada vez maior o número de pessoas com mais de 60 anos dispostas, saudáveis e ativas. Um levantamento feito pelo Instituto Datafolha mostrou que a fatia de brasileiros com 60 anos ou mais empregados ou em busca de emprego aumentou de 20 para 26% do total entre 2007 e 2017.
VERDADE. Tanto homens como mulheres passam por mudanças no organismo com o passar dos anos, principalmente em relação aos hormônios. Na menopausa, os níveis de estrogênio podem acarretar alterações físicas e de humor que alteram o interesse por sexo. No caso dos homens, a diminuição dos níveis de testosterona também pode causar alterações na vida sexual. Isso não quer dizer, no entanto, que o desejo desapareça ou que pessoas mais velhas não possam ter uma vida sexual saudável e ativa.
MITO. É verdade que envelhecimento traz mudanças no nosso organismo, incluindo alterações neurológicas que comprometem as nossas funções cerebrais. No entanto, é possível evitar que lapsos de memória aconteçam com frequência mantendo o cérebro ativo. É importante exercitá-lo com atividades intelectuais como aprender uma nova língua ou algum instrumento musical, por exemplo.
VERDADE. A quantidade de gordura aumenta e a de massa magra diminui, assim como a produção de colágeno. Por isso, a prática regular de exercícios físicas e uma alimentação balanceada são ainda mais necessárias conforme envelhecemos.
MITO. Doenças não podem ser consideradas normais. No máximo, comuns. Enfermidades como diabetes do tipo 2 e hipertensão podem e devem ser evitadas com uma alimentação saudável, com a prática de exercícios físicos e com o acompanhamento de um médico.
Entre os muitos mitos e verdades sobre envelhecimento está a crença de que envelhecer significa ter uma vida limitada e pouco plena. Isso não é verdade. O envelhecimento saudável permite manter a capacidade funcional do indivíduo e o bem-estar em idade avançada.
Para isso, é preciso manter uma rotina de vida saudável ao longo da vida, que inclui uma alimentação balanceada, a prática regular de exercícios físicos, bem como atividades intelectuais e sociais. Vale a pena investir em uma rotina de vida equilibrada e feliz para garantir uma velhice mais tranquila e com saúde.
http://www.sbgg-sp.com.br/pub/mitos-sobre-o-envelhecimento/ - acessado em 23/10/2018
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/premio2004/doutorado/TeseMonicaAssis.pdf, acessado em 09/10/2019
https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/05/06/em-2019-pais-tinha-6-milhoes-de-idosos-a-mais-que-criancas-com-menos-de-9-anos-diz-ibge.ghtml - acessado em 02/08/2021
https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/21837-projecao-da-populacao-2018-numero-de-habitantes-do-pais-deve-parar-de-crescer-em-2047 - acessado em 02/08/2021
https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/sexual-health/basics/sex-and-aging/hlv-20049432, acessado em 09/10/2019
https://www.maxnetaging.mpg.de, acessado em 09/10/2019