5 mitos e verdades sobre o envelhecimento

Homem de idade e mulher jovem sorridentes

Dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que se mantém no país a tendência de envelhecimento da população. Hoje, o número de idosos já ultrapassa em 6 milhões o número de crianças com idade entre 0 e 9 anos, chegando 32,9 milhões. E esse número deve continuar aumentando. Ainda segundo o IBGE, em 2060, uma a cada quatro pessoas terão mais de 65 anos. Apesar dessa estimativa, a população ainda tem muito preconceito e medo de envelhecer. Por isso, é importante conhecer alguns mitos e verdades sobre envelhecimento e saber que é possível envelhecer com saúde.
 

1. Com o envelhecimento, a produtividade e a economia dos países vão desacelerar

MITO. É cada vez maior o número de pessoas com mais de 60 anos dispostas, saudáveis e ativas. Um levantamento feito pelo Instituto Datafolha mostrou que a fatia de brasileiros com 60 anos ou mais empregados ou em busca de emprego aumentou de 20 para 26% do total entre 2007 e 2017.
 

2. O ímpeto sexual pode a diminuir com o envelhecimento

VERDADE. Tanto homens como mulheres passam por mudanças no organismo com o passar dos anos, principalmente em relação aos hormônios. Na menopausa, os níveis de estrogênio podem acarretar alterações físicas e de humor que alteram o interesse por sexo. No caso dos homens, a diminuição dos níveis de testosterona também pode causar alterações na vida sexual. Isso não quer dizer, no entanto, que o desejo desapareça ou que pessoas mais velhas não possam ter uma vida sexual saudável e ativa.
 

3. Conforme as pessoas envelhecem, elas esquecem mais as coisas

MITO. É verdade que envelhecimento traz mudanças no nosso organismo, incluindo alterações neurológicas que comprometem as nossas funções cerebrais. No entanto, é possível evitar que lapsos de memória aconteçam com frequência mantendo o cérebro ativo. É importante exercitá-lo com atividades intelectuais como aprender uma nova língua ou algum instrumento musical, por exemplo.
 

4. A massa muscular tende a diminuir com o envelhecimento

VERDADE. A quantidade de gordura aumenta e a de massa magra diminui, assim como a produção de colágeno. Por isso, a prática regular de exercícios físicas e uma alimentação balanceada são ainda mais necessárias conforme envelhecemos.
 

5. Doenças como diabetes e hipertensão são obrigatórias no envelhecimento

MITO. Doenças não podem ser consideradas normais. No máximo, comuns. Enfermidades como diabetes do tipo 2 e hipertensão podem e devem ser evitadas com uma alimentação saudável, com a prática de exercícios físicos e com o acompanhamento de um médico.
 

Mas, afinal, o envelhecimento não traz limitações?

Entre os muitos mitos e verdades sobre envelhecimento está a crença de que envelhecer significa ter uma vida limitada e pouco plena. Isso não é verdade. O envelhecimento saudável permite manter a capacidade funcional do indivíduo e o bem-estar em idade avançada.

Para isso, é preciso manter uma rotina de vida saudável ao longo da vida, que inclui uma alimentação balanceada, a prática regular de exercícios físicos, bem como atividades intelectuais e sociais. Vale a pena investir em uma rotina de vida equilibrada e feliz para garantir uma velhice mais tranquila e com saúde.

 

Referências:

PP-PFE-BRA-3746