Você quer aproveitar o sol, mas tem dúvidas de como proteger a pele? Apesar de o sol ser fundamental para a saúde, a exposição em excesso pode causar queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele. Veja os cuidados que devemos ter com o sol ao longo da vida para evitar esses danos ao organismo.
Os raios UVA e UVB produzidos pelo sol representam 95% da radiação que atinge o corpo. Eles penetram profundamente na pele e, por terem efeito cumulativo, podem provocar o surgimento de pintas, sardas, manchas e rugas. Além de tumores benignos (não cancerosos) ou malignos como o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma. Por isso, você deve ter alguns cuidados com a exposição ao sol, principalmente no verão:
Evite a exposição solar entre 10h e 16h, quando os raios são mais fortes;
Cubra áreas expostas com roupas apropriadas: calça e camisa de manga comprida;
Óculos escuros e chapéus de abas largas ajudam a proteger o rosto e o corpo;
Não se esqueça de manter o corpo sempre hidratado, bebendo bastante água;
Use sempre protetor solar com fator de proteção (FPS) 30 ou superior.
Entre os cuidados que devemos ter com o sol, um dos principais é a escolha do fotoprotetor ideal. O produto deve oferecer boa absorção dos raios UVA e UVB. Além disso, não pode irritar a pele e precisa ter certa resistência à água. Existem dois tipos no mercado:
Protetores solares físicos ou inorgânicos – feitos com dióxido de titânio e óxido de zinco. Eles se depositam na camada mais superficial da pele, refletindo as radiações incidentes;
Protetores solares químicos ou orgânicos – funcionam como uma espécie de esponja dos raios, transformando-os em calor e evitando os perigos da exposição ao sol.
O fator de proteção solar (FPS) é outro ponto importante para evitar os efeitos do sol na pele, já que indica o nível de proteção contra os raios UVA e UVB.
UVA – a intensidade varia pouco durante o dia, mas ele penetra profundamente na pele, sendo principal responsável pelo envelhecimento e pelo câncer de pele;
UVB – é mais intenso entre 10h e 16h, sendo principal responsável por queimaduras e vermelhidão da pele.
Apesar dos perigos da exposição ao sol, ele é essencial para a saúde. Recomenda-se ficar exposto ao sol de 15 a 20 minutos, diariamente, para obter vitamina D. Mas, nunca esqueça de seguir os cuidados indicados.
https://www.sbd.org.br/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/, acessado em 01/10/2019
https://www.inca.gov.br/causas-e-prevencao/prevencao-e-fatores-de-risco/exposicao-solar/como-se-proteger-do-cancer-de-pele, acessado em 01/10/2019
https://www.cancer.org/cancer/cancer-causes/radiation-exposure/uv-radiation.html, acessado em 01/10/2019
http://kidshealth.org/en/parents/sun-safety.html, acessado em 01/10/2019
https://my.clevelandclinic.org/health/articles/protecting-yourself-from-sun-damage, acessado em 01/10/2019
http://www.skincancer.org/healthy-lifestyle/anti-aging/seniors, acessado em 01/10/2019