Fale ConoscoFale ConoscoProfissionais Da SaúdeTermos De UsoPolítica De PrivacidadeSitemap
Entenda a importância da musculação na terceira idade HomeSua saúdeEnvelhecer Sem VergonhaEntenda a importância da musculação na terceira idade 

Incluir a musculação na sua rotina de exercícios é muito importante para envelhecer com saúde e qualidade de vida. Quando praticada regularmente, a modalidade torna os músculos mais fortes e ágeis, contribuindo para que você se mantenha ativo e independente. A musculação na terceira idade também ajuda no controle de diversas doenças, como osteoporose, doenças cardíacas, diabetes e artrite.

Os benefícios da musculação na terceira idade

Com o avanço da idade, o corpo tende a perder força e massa muscular. Isso começa por volta dos 35 anos, mas se intensifica após os 60 anos. Entretanto, estudos mostram que exercitar os músculos pode reverter esse processo. O enfraquecimento dos músculos dificulta a realização de atividades cotidianas, como caminhar, subir escadas e carregar compras, além de prejudicar o equilíbrio, aumentado o risco de quedas.

Se realizada com supervisão médica, a musculação é segura mesmo para quem não está com a saúde perfeita. Inclusive, esse tipo de exercício pode reduzir os sintomas de algumas doenças das seguintes formas:

  • Artrite - musculação reduz a dor e a rigidez, e aumenta a força e a flexibilidade;

  • Diabetes tipo 2 - musculação melhora o controle da glicemia;

  • Osteoporose - musculação fortalece os ossos e reduz o risco de quedas;

  • Doenças cardíacas - musculação controla o colesterol e melhora o condicionamento físico;

  • Obesidade - musculação queima calorias e ajuda a manter um peso saudável;

  • Dor nas costas - musculação aumenta força muscular das costas e do abdômen, diminuindo o estresse na coluna.

A musculação também pode ajudar você a dormir melhor, aumentar a sensação de bem-estar e reduzir a ansiedade e a depressão.

Como praticar musculação na terceira idade

Você pode alcançar os benefícios da musculação com duas a três sessões por semana, tirando pelo menos um dia de folga entre cada uma. A musculação deve ser realizada em conjunto de exercícios aeróbicos, cerca de 30 minutos diários, como caminhada ou hidroginástica.

Geralmente, a maneira mais indicada de fazer musculação na terceira idade é por meio do levantamento de pesos leves. Mas antes de começar a praticar qualquer tipo de exercício, é essencial conversar com seu médico para garantir que eles são seguros e adequados para você. E lembre-se, nada de exigir mais do que seu corpo aguenta.

Referências:
PP-PFE-BRA-3735
A PfizerSua SaúdeNotícias Bulas Responsabilidade SocialFale ConoscoProfissionais da SaúdeTermos de UsoPolítica de PrivacidadeSitemapCopyright© 2008-2023 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. (PP-UNP-BRA-1142) As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro. Todas as decisões relacionadas a tratamento devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características individuais de cada paciente. Em caso de dúvidas, fale conosco por meio do Fale Pfizer - DDG 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira das 09h às 17h). Para obter informações sobre a Pfizer EUA, clique aqui.