Vacina. Tomar para retomar: conheça a campanha

Mulher usando máscara e higienizando as mãos, medidas de proteção contra a covid-19, além da vacina – Pfizer

A chegada das vacinas contra a covid-19 ao Brasil e o início da vacinação trazem uma grande esperança e um anseio por retomar as atividades diárias, encontrar amigos e familiares, retornar presencialmente ao trabalho.

É por isso que a Pfizer lançou a campanha “Vacina. Tomar para retomar”, pois sabemos que a vacinação é a nossa principal aliada no combate à pandemia. Juntos, com a vacinação e mantendo todos os cuidados de prevenção, podemos vencer a covid-19!

A vacinação é o caminho mais curto para retomarmos nossas atividades

As vacinas são a forma mais segura de uma sociedade adquirir imunidade contra uma doença e prova disso é que já conseguimos eliminar doenças, como a varíola e a paralisia infantil, por meio da imunização. Mas, para que isso aconteça, é preciso que toda a população se mobilize para aderir à campanha de vacinação. Portanto:

  • Siga corretamente o cronograma de vacinação da sua cidade, de acordo com a sua idade e/ou grupo prioritário;
  • Se a vacina que você tomou requer uma segunda dose, não deixe de toma-la. Ela é fundamental para a eficácia da imunização.

Ações que você pode fazer para somar no combate à covid-19

Vacinar-se contra outras doenças – ao seguir corretamente o calendário de vacinação previsto pelo Ministério da Saúde, você também evita sobrecarregar o sistema de saúde por complicações de outras enfermidades. Além disso, ao estar imunizado você ajuda a proteger pessoas ao seu redor que podem ser mais suscetíveis a infecções, como pacientes com doenças crônicas, por exemplo.

Evitar aglomerações – procure sair de casa somente para atividades necessárias, como trabalhar, comprar alimentos, ir à farmácia, entre outras. Deixe para reunir amigos e familiares via internet e evite locais com grande fluxo de pessoas. Lembre-se: quanto mais pessoas circulando, maiores as chances de propagação do coronavírus.

Manter os hábitos de higiene – como lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou higienizar com álcool em gel - principalmente quando estiver fora de casa, usar a máscara corretamente. Evite levar as mãos ao rosto e sempre cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com a parte interna do cotovelo ou com um lenço de papel descartável.

Usar máscara corretamente ao sair de casa – ela deve cobrir totalmente o nariz e a boca e ficar ajustada ao rosto, para garantir a vedação.

 

Voltar à Página Principal