Fale ConoscoInvestorsCareersMediaScienceContact Us
Cuidados importantes na psoríase1-3HomeA Realidade na PeleCuidados importantes na psoríase1-3
 

A adoção de hábitos saudáveis, o uso de hidratantes e banhos de sol por período limitado, podem auxiliar no controle de crises, porém não existe forma eficaz de evitar a doença.

A psoríase, por conta das lesões, é carregada de estigmas e preconceito, apesar de não ser contagiosa. Pacientes com as lesões sofrem discriminação e tendem a se isolar, ficando mais vulneráveis ao desenvolvimento de depressão e ansiedade.

Apesar de ser uma doença dermatológica, muitas vezes precisa de um acompanhamento multidisciplinar, para lidar de forma adequada com a doença.
Com o acompanhamento médico adequado é possível manter os sinais e sintomas da doença controlados, garantindo o bem-estar e qualidade de vida ao paciente.

Se não for tratada corretamente, as lesões, dores e inchaços podem piorar, podendo resultar em internação hospitalar, pelo alto risco de complicações, como infecção e distúrbios hidroeletrolíticos. 

Além de comprometer a pele e as articulações, acredita-se que a falta de tratamento adequado possa prejudicar o sistema cardiovascular, aumentando o risco de infarto miocárdico e acidente vascular cerebral.

Tratamentos mais comuns:
  • Tratamento tópico: medicamentos aplicados diretamente na pele (creme, pomada, gel, solução).

  • Tratamentos sistêmicos: medicamentos em comprimidos ou injeções, geralmente indicados para pacientes com psoríase de intensidade moderada a grave.

  • Tratamentos biológicos: medicamentos injetáveis, indicados no tratamento de psoríase moderava a grave. Existem diversas classes de tratamentos biológicos já aprovados no Brasil: os chamados anti-TNFs, anti-interleucina 12 e 23 ou anti-interlucina 17.

  • Fototerapia – consiste na exposição da pele à luz ultravioleta de forma consistente e com supervisão médica. O tratamento precisa ser feito por profissionais especializados.

Referências
  1. Psoríase. Entenda o que é. Saúde Abril. Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/psoriase-entenda-o-que-e/. Consultado em 20/09/2021

  2. Psoríase. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Disponível em: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/psoriase/18/. Consultado em 20/09/2021.

  3. Entenda a psoríase o que é, como se manifesta e como trata-la. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Disponível em: https://www.sbd.org.br/entenda-a-psoriase-o-que-e-como-se-manifesta-e-como-trata-la/. Consultado em 20/09/2021

Voltar à Página Principal

PP-ABR-BRA-0054

A PfizerSua SaúdeNotícias Bulas Responsabilidade SocialFale ConoscoProfissionais da SaúdeTermos de UsoPolítica de PrivacidadeSitemapCopyright© 2008-2023 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. (PP-UNP-BRA-1142) As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro. Todas as decisões relacionadas a tratamento devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características individuais de cada paciente. Em caso de dúvidas, fale conosco por meio do Fale Pfizer - DDG 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira das 09h às 17h). Para obter informações sobre a Pfizer EUA, clique aqui.